Tecnologia

Pesquisadores de Harvard criam bateria que pode revolucionar a indústria de carro elétrico

Nova bateria de lítio metálico carrega em 3 minutos e tem uma vida útil de até 20 anos

indústria de veículos elétricos pode estar perto de uma revolução. Uma nova bateria desenvolvida por pesquisadores da Universidade Harvard promete carregar em três minutos e durar até 20 anos — se der certo em larga escala, vai eliminar problemas de carregamento dos carros elétricos no futuro.

Segundo reportagem do Daily Mail, a nova bateria utiliza lítio metálico em vez de íons de lítio, encontrados em baterias para veículos elétricos que já estão no mercado. A startup Adden Energy, com sede na cidade de Waltham, nos Estados Unidos, recebeu uma licença e US$ 5,2 milhões em financiamento para construir o design da bateria em escala.

O design da nova bateria — inspirado nas camadas de um sanduíche — evita o crescimento de “dendritos”, espécie de resíduos que geralmente crescem em baterias e encurtam sua vida útil. As baterias que já existem hoje até podem ser substituídas, mas isso envolve um investimento tão grande que, em muitos casos, é mais benéfico comprar um veículo elétrico novo.

O que muda com a nova bateria?

A nova bateria de lítio metálico pode aumentar a vida útil dos veículos elétricos para um período comparável aos carros a gasolina e diesel – até 20 anos – sem a necessidade de substituir a bateria durante esse período.

No laboratório, o protótipo de bateria da equipe atingiu taxas de carga de bateria de três minutos, com mais de 10 mil ciclos durante a vida útil, isto é, a bateria pode ser carregada e descarregada mais de 10 mil vezes até perder seu uso. 

A nova tecnologia foi criada por Xin Li e colegas da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Science (SEAS). Já a Adden Energy foi cofundada em 2021 por Li, juntamente com William Fitzhugh e Luhan Ye, que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia como estudantes de pós-graduação no laboratório de Harvard de Li.

A startup pretende dimensionar a bateria para uma célula do tamanho da palma da mão e depois para uma bateria de veículo em escala real nos próximos três a cinco anos.

“Hoje, as melhores baterias alcançam cerca de 2 mil a 3 mil ciclos de carregamento durante sua vida útil. O que alcançamos no laboratório amplia esse uso. Poderia ser um divisor de águas”, afirma Xin Li. “Como resultado, o dispositivo pode manter seu alto desempenho por uma longa vida útil”, explica.

Mudanças climáticas

Os pesquisadores também enfatizam a importância de poder ajudar a acelerar a adoção de carros elétricos. 

“A eletrificação completa da frota de veículos é um dos passos mais significativos que podemos tomar para combater as mudanças climáticas”, disse Fitzhugh, CEO da Adden Energy.

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/09/nova-bateria-para-carros-eletricos-carrega-em-3-minutos-e-dura-ate-20-anos.html


Créditos: Clã Cobra