Nova bateria de lítio metálico carrega em 3 minutos e tem uma vida útil de até 20 anos
A indústria de veículos elétricos pode estar perto de uma revolução. Uma nova bateria desenvolvida por pesquisadores da Universidade Harvard promete carregar em três minutos e durar até 20 anos — se der certo em larga escala, vai eliminar problemas de carregamento dos carros elétricos no futuro.
Segundo reportagem do Daily Mail, a nova bateria utiliza lítio metálico em vez de íons de lítio, encontrados em baterias para veículos elétricos que já estão no mercado. A startup Adden Energy, com sede na cidade de Waltham, nos Estados Unidos, recebeu uma licença e US$ 5,2 milhões em financiamento para construir o design da bateria em escala.
O design da nova bateria — inspirado nas camadas de um sanduíche — evita o crescimento de “dendritos”, espécie de resíduos que geralmente crescem em baterias e encurtam sua vida útil. As baterias que já existem hoje até podem ser substituídas, mas isso envolve um investimento tão grande que, em muitos casos, é mais benéfico comprar um veículo elétrico novo.
O que muda com a nova bateria?
A nova bateria de lítio metálico pode aumentar a vida útil dos veículos elétricos para um período comparável aos carros a gasolina e diesel – até 20 anos – sem a necessidade de substituir a bateria durante esse período.
No laboratório, o protótipo de bateria da equipe atingiu taxas de carga de bateria de três minutos, com mais de 10 mil ciclos durante a vida útil, isto é, a bateria pode ser carregada e descarregada mais de 10 mil vezes até perder seu uso.
A nova tecnologia foi criada por Xin Li e colegas da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Science (SEAS). Já a Adden Energy foi cofundada em 2021 por Li, juntamente com William Fitzhugh e Luhan Ye, que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia como estudantes de pós-graduação no laboratório de Harvard de Li.
A startup pretende dimensionar a bateria para uma célula do tamanho da palma da mão e depois para uma bateria de veículo em escala real nos próximos três a cinco anos.
“Hoje, as melhores baterias alcançam cerca de 2 mil a 3 mil ciclos de carregamento durante sua vida útil. O que alcançamos no laboratório amplia esse uso. Poderia ser um divisor de águas”, afirma Xin Li. “Como resultado, o dispositivo pode manter seu alto desempenho por uma longa vida útil”, explica.
Mudanças climáticas
Os pesquisadores também enfatizam a importância de poder ajudar a acelerar a adoção de carros elétricos.
“A eletrificação completa da frota de veículos é um dos passos mais significativos que podemos tomar para combater as mudanças climáticas”, disse Fitzhugh, CEO da Adden Energy.
Créditos: Clã Cobra