Mobilidade

Paulistanos não terão ciclofaixa neste feriado

CET alega que faixa exclusiva para bicicletas só pode ser montada em feriados nacionais.

Nenhum dos trechos da ciclofaixa da capital paulista será ativado no feriado de desta terça-feira (9). A medida vem gerando insatisfação entre as pessoas que planejavam aproveitar o dia livre para andar de bike, mas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a faixa exclusiva para ciclistas somente entra em operação aos domingos e nos feriados nacionais.

A data não consta no calendário oficial da CicloFaixaSP, que deverá abrir a próxima exceção ao domingo apenas no Dia da Independência, celebrado num sábado. A medida é contraditória, pois a ciclofaixa da capital paulista funcionou normalmente durante o aniversário de São Paulo, feriado municipal celebrado em 25 de janeiro, que, neste ano, ocorreu numa sexta-feira. Em Campinas, interior do Estado, a população poderá contar com as ciclofaixas de lazer funcionando normalmente.

Não é a primeira vez que a ciclofaixa de São Paulo desaponta os ciclistas. No último domingo (7), um dos trechos mais movimentados – o da Guarapiranga – foi desativado para a realização da corrida da etapa paulista do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.

No último dia 26, a ciclofaixa da Avenida Paulista encerrou suas atividades bem antes do horário previsto, às 16h: no sentido Consolação, a faixa exclusiva parou de funcionar às 12h50; dez minutos mais tarde, a faixa sentido Paraíso foi interrompida. Segundo a CET, o circuito foi desmontado por suspeita de protestos na via, mas, de acordo com a Polícia Militar, não houve manifestação alguma na tarde do último domingo.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo