Meio Ambiente

Pássaros podem sentir chegada de tempestades

As aves são capazes de escutar infrassons de baixíssima frequência.

As aves são serem incríveis capazes de coisas que nem imaginamos. Uma pesquisa recente, realizada nos Estados Unidos, mostrou que se a chuva está para vir, os pássaros migram rapidamente do local. Essa habilidade pode ser essencial para sua sobrevivência em meio às mudanças climáticas, principalmente, no que diz respeito ao aumento de intensidade e frequência de tempestades e tornados.

O estudo foi realizado com pequenas aves migratórias, as mariquitas d'asa amarela (Vermivora chrysoptera). Usando dispositivos de geolocalização os cientistas observaram que elas abandonaram um local onde dois dias depois ocorreu uma tempestade, que provocou pelo menos 84 tornados no Tennessee, leste dos EUA.

Para fugir deste evento climático, as espécies viajaram mais de mil quilômetros em apenas cinco dias, segundo o estudo que foi publicado na revista especializada “Current Biology”.

De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, as aves são capazes de escutar infrassons de baixíssima frequência. Eles entendem, por exemplo, que devem sair quando ouvem sons que se propagam em longas distâncias gerados por perturbações metereológicas severas.

Algumas habilidades dos animais são percebidas pela sabedoria popular, o que se deve a contínua observação ao longo do tempo. Agora, as pesquisas científicas surgem para comprovar estas teses.

Redação CicloVivo