O plano parisiense para o ciclismo urbano é ambicioso. A capital francesa pretende ser a cidade do mundo com mais estrutura para os ciclistas em apenas cinco anos. Para alcançar este objetivo, a cidade passará por uma série de mudanças no planejamento arquitetônico e urbano.
Antes de iniciar o programa, as autoridades locais ouviram a população para entender quais eram as principais necessidades do município. A segurança foi o ponto mais citado como empecilho para que mais pessoas começassem a andar de bicicleta.
Diante desta necessidade é que o projeto foi elaborado. Oferecer vias exclusivas para bikes é o melhor jeito de garantir a segurança. Assim, Paris pretende dobrar a quantidade de ciclovias. A cidade deve ir de 700 km para 1.400 km de vias exclusivas. Mais estacionamentos para bike serão construídos e os ciclistas terão semáforos próprios e espaços exclusivos à frente da faixa dos carros.
Além disso, diversos bairros terão a velocidade máxima automotiva reduzida para 30 km/h, a fim de evitar acidentes fatais entre motoristas e ciclistas. Uma das medidas mais eficientes para agilizar o transporte sobre duas rodas é a criação de ciclovias expressas, que cortarão a cidade nos sentidos norte-sul e leste-oeste.
O objetivo da prefeitura de Paris é aumentar a quantidade de viagens diárias de bicicletas de 5% para 15%. Para garantir o incentivo, o município contará com um fundo de dez milhões de euros para financiar bicicletas e bicicletas elétricas dos moradores que não possuem recursos próprios. As mudanças estruturais já receberam outros 150 milhões de euros.
Fonte: CicloVivo