O Pani Puri se tornou Doodle da página principal do Google no fim da terça (11). Muitos ainda não sabem o que é ou o que significa, mas existe uma história muito legal por trás dessa receita que acabou ganhando um espaço muito importante no maior buscador do mundo.
Pani Puri é um tipo de lanche de rua originário do subcontinente indiano, onde é muito comum. Consiste em um puri redondo e oco (um pão achatado frito e crocante), recheado com uma mistura de água aromatizada (conhecida como imli pani), chutney de tamarindo, pó de pimenta, chaat masala, purê de batata, cebola ou grão-de-bico.
Esse nome Pani Puri varia dependendo da região. Em Maharashtra, é conhecido como Pani Puri; Haryana como paani patashi; em Madhya Pradesh fulki; em Uttar Pradesh pani ke batashe/padake; em Assam phuska/puska; Pakodi em partes de Gujarat, Gup-chup em Odisha, Andhra Pradesh, Sul de Jharkhand, Chhattisgarh Phuchka em Bengala, Bihar e Nepal.
Leia também: IA do amor: Homens estão usando ChatGPT para flertar, indica estudo
Ele também é popular pelo nome de Gol Gappa (/goːl.gapːaː/) em algumas partes do norte da Índia (particularmente Delhi e Punjab) e Paquistão.
A origem do Pani Puri
A origem do Pani Puri é incerta, mas existem algumas teorias sobre como esse lanche surgiu. Uma delas é que o Pani Puri é uma variação do “phulkari”, um antigo lanche salgado que teria se originado no Reino de Magadha (atualmente parte de Bihar) há 300 ou 400 anos atrás.
Uma outra teoria é que o Pani Puri tem suas raízes na era Mughal, enquanto outra argumenta que ele foi feito nos templos hindus, onde era usado como uma oferenda aos deuses. Independentemente de sua origem, o prato se tornou popular nas regiões do norte da Índia durante o início do século XX (supostamente existia antes de 600 a.C.), e se espalhou rapidamente para outras partes do país.
Os Puris são um grupo indígena brasileiro pertencente ao tronco linguístico macro-jê, de habitação originária nos quatro estados do Sudeste do Brasil: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Seu território tradicional corresponde a toda a extensão regada pela bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e áreas limítrofes das bacias dos rios Grande e Doce.
O termo “Puri” tem origem na língua dos Coroado, significando “ousado”. Os Puris foram estimados em mais de 5.000 indígenas no século XVIII, antes de serem vendidos como escravos. O censo do IBGE 2010 registrou 675 Puris.
Não há evidências de que o nome Pani Puri tenha alguma relação com o povo Puri do Brasil, mas pode ser uma coincidência interessante.
Uma receitinha Pani Puri para fazer em casa
Para fazer o puri, você precisa misturar 200g de sêmola fina de trigo, 4 colheres de sopa de farinha e 1 colher de sopa de azeite em uma tigela. Aos poucos, vá adicionando a água com gás e misture tudo até obter uma massa homogênea. Com a ajuda de um rolo da massa estique a massa e corte circunferências 5 cm.
Pressione ligeiramente com as mãos, com espessura bem fina, e unte ligeiramente com azeite. Frite em óleo bem quente, mergulhando-os com um escumadeira para ficarem esféricos. Devem ficar levemente dourados e crocantes. Coloque num papel absorvente para deixar escorrer ou óleo.
Para fazer o pani, você precisa colocar no processador 100g de hortelã fresca, sumo de 2 limões, 150g de açúcar, 100g tamarindo líquido concentrado, 100g de jalfrezi masala (mistura de especiarias) e 1 colher de chá de sal. Triture tudo até obter uma consistência homogênea. Se necessário junte água até obter a consistência desejada.