O abstrato animador Oskar Fischinger, completaria neste quinta-feira, seu aniversário de 117 anos. Nascido na Alemanha, Fischinger passou maior parte da sua vida morando no Estados Unidos e criou várias obras abstratas.
Oskar Fischinger começou a ganhar notoriedade criar animações musicais muito abstratas, nas décadas antes da aparição de gráficos de computador e vídeos de música. Ele criou efeitos especiais para o filme “Woman In The Moon” de Fritz Lang, lançado em 1929, e um dos primeiros filmes que retrataram foguetes de ficção científica.
Ele criou mais de 50 filmes curtos e pintou cerca de 800 telas, muitas delas estão em museus, galerias e coleções em todo o mundo. Entre suas obras cinematográficas, está a Motion Painting No. 1 (1947), que agora está listada no National Film Registry da U.S. Library of Congress.
Oskar Fischinger no Google
O Google homenageia nesta quinta-feira (22), Oskar Fischinger com um Doodle abstrato e bastante interativo.
Ao clicar encima do Google, o mesmo se expande e se transforma em um aplicativo, onde você poderá criar sons através de círculos abstratos utilizando um mouse.
“A música não se limita ao mundo do Som. Existe música no mundo visual” – Oskar Fischinger
No Doodle você ainda pode escolher o instrumento e combinar diversos sons, sempre com os efeitos visuais e abstratos. Ainda é possível compartilhar sua experiência nas redes sociais.
Na última quarta-feira (21), o Google comemorou o 178º aniversário do escritor Machado de Assis.