Meio Ambiente

ONU promove campanha de mutirões de limpeza de praias

Escrito por Ana Dalila

A ONU e o Instituto Ecosurf deram início no último sábado (15) à segunda edição da #SemanaMaresLimpos, iniciativa que busca promover a limpeza de praias por todo país. A ação que dura até o dia 23 de setembro pretende superar a edição de 2017, que contou com a inscrição de 136 grupos de 18 estados brasileiros e coletou cerca de 24 toneladas de resíduos.

Na primeira edição da ação coletiva, houve a participação de grupos dos 16 estados litorâneos do Brasil e de dois estados interioranos. 57 grupos registraram coletas em 53 praias e  oito localidades margeadas por rios, lagos e lagoas.

Dos ítens encontrados nestes locais, os mais numerosos foram bitucas de cigarro, tampas de garrafa, canudos, garrafas plásticas, sacolas plásticas de supermercado, embalagens plásticas em geral, copos e pratos plásticos, garrafas de vidro, pedaços de isopor e talheres plásticos. Além destes, também foram recolhidos aparelhos eletrodomésticos portáteis, como um forno micro-ondas, um sofá e quase mil pinos eppendorf, tipicamente usados para transporte de drogas.

De acordo com a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, a mobilização a nível nacional é importante para dar visibilidade ao problema no país. Com isso também é possível fazer o apontamento de onde é preciso atuar e compreender o panorama das praias brasileiras.

Para ajudar nas discussões do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, que está previsto para ser lançado no próximo ano, os dados das coletas serão reunidos em um relatório que será entregue ao Ministério do Meio Ambiente.

#MaresLimpos 2018

Uma novidade da #SemanaMaresLimpos deste ano é o convite aos grupos inscritos para enviarem as tampinhas de garrafas PET coletadas para um projeto de reciclagem que vem sendo desenvolvido em uma parceria da ONU Meio Ambiente, Furf Design e Boomera. As tampinhas serão recicladas pela Boomera, empresa do Sistema B com soluções para reciclagem, e usadas na produção de uma instalação (ainda guardada em segredo) criada pelo escritório multipremiado internacionalmente Furf Design Studio. A instalação deverá ser aberta ao público em dezembro.

Semana Mares Limpos de Limpeza de Praias

A campanha Mares Limpos está cadastrando ações de limpeza de praias programadas para o período entre os dias 15 e 23 de setembro, que ficará conhecido como a #SemanaMaresLimpos de Limpeza de Praias. As inscrições podem ser feitas por aqui.

Os grupos inscritos receberão um kit da campanha com cartilha de orientações sobre como realizar o clean up, fichas de catalogação do lixo encontrado e material da campanha para impressão (logo, cartazes). Os participantes serão convidados a participar de um projeto de reciclagem de tampinhas. As informações sobre o lixo coletado em cada ação serão contabilizadas e farão parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf.

Para mais informações sobre a campanha da ONU Meio Ambiente Mares Limpos, visite cleanseas.org.

As informações são da ONU Brasil

Foto: Aquário Paraíba/Reprodução

Sobre o Autor

Ana Dalila