Baixo nível de proteção aos ocupantes nos impactos laterais foi decisivo para o hatch nacional receber classificação zero das cinco estrelas possíveis
por Careca Auto-Peças
O Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil, mas está longe de ser o mais seguro – ao menos para o Latin NCAP, que deu nota ZERO para o hatch nacional. E olha que nem mesmo os obrigatórios airbags frontais e os freios com ABS resolveram a situação do modelo, que até abriu o assolho à frente do motorista durante os testes de impacto.
De acordo com o órgão, “foram observadas estruturas perigosas na zona do painel que poderiam impactar contra o joelho do motorista e do acompanhante”. Nas colisões laterais, a proteção para a região peitoral foi marginal e pobre para o peito dos ocupantes, já que não há elementos de absorção de energia nas portas e nos painéis inferiores.
Segundo Latin NCAP, “o veículo mostrou uma penetração alta da barreira móvel que provocou alto deslocamento do pilar B e do banco dos passageiros. Isso questiona a capacidade do veículo de proporcional melhor proteção lateral mesmo contando com airbags laterais”. Vale lembrar que as bolsas frontais são as únicas oferecidas na dupla Onix e Prisma.
A associação de defesa do consumidor Proteste emitiu um comunicado condenando o resultado do Onix nos testes e pedindo a suspensão das vendas do carro. Segundo a entidade, o modelo está em desacordo com as normas de segurança exigidas em outros mercados, além de expor os passageiros a riscos devido a abertura da porta na colisão.
“De acordo com os resultados do teste, foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EUA (FMVSS214). Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A Proteste, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”, diz Henrique Lian, gerente de relações institucionais e mídia da Proteste.
“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.
A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.
A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.
O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.
Com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul”.
Fonte: AutoEsporte
Créditos : Autos24h