Negócios

O seu site vai ser o início da sua jornada digital

Escrito por Forbiddeen

Nos dias que correm nós estamos cada vez mais digitais. São raros os negócios que não têm pelo menos um bom site e perfis nas redes sociais.

Contudo, para quem está começando e não sabe bem qual o melhor ponto de partida, dizemos já que é um site!

O mesmo é o início da sua jornada digital, mas também do seu sucesso enquanto empresário. Mas, tenha em consideração que existem pontos que devem ser considerados antes mesmo de começar a fazer seu site.

É sobre isso que iremos falar hoje e dar-lhe as nossas dicas. Fique atento a tudo de seguida.

Tudo o que precisa fazer antes de começar criando seu site

É importante perceber que embora criar um site seja o primeiro passo para o sucesso, antes de dar esse passo existem muitas coisas a serem feitas.

Acredite que não é só você lembrar-se que quer ter um negócio e começar logo montando seu site. Não… de todo.

Assim sendo, de seguida damos-lhe algumas dicas do que precisa fazer antes de avançar para a construção do mesmo.

1 – Escolher o nome da empresa

A sua empresa irá precisar de um nome, certo? Pois bem, este é então o primeiro passo. Deve perceber o que é que quer vender de forma a criar um nome que seja não só apelativo, mas também que represente o seu negócio.

Claro que não precisa de fazer este processo sozinho ou num único dia. O ideal é analisar várias opções, e deixar em cima da mesa pelo menos 4 ou 5 nomes diferentes que lhe pareçam interessantes.

E porquê isso? Iremos explicar no próximo ponto.

2 – Escolher o domínio para o seu negócio

Depois de ter escolhido o nome da empresa, vai precisar registar esse nome para poder construir o seu site.

Assim sendo, terá de pesquisar se o nome que escolheu se encontra disponível para fazer o registo do domínio.

Este é o principal motivo pelo qual convém ter pelo menos algumas opções para o nome! Muitas vezes o domínio que deseja poderá já estar ocupado.

Outra questão a considerar antes te comprar o mesmo é perceber qual a abrangência do seu negócio.

Por exemplo e tiver interesse em criar um site que seja apenas para vender produtos no Brasil, deverá optar pela terminação nacional que é .com.br

Contudo, se tem intuito de ter um negócio mais internacional, deve sempre optar pela terminação .com! É apenas importante frisar que na maior parte dos casos a terminação .com é a mais complicada de registar.

3 – Analisar as opções para hospedagem

Pois bem, depois de ter o nome da empresa e o domínio, está na hora de escolher a hospedagem.

Existem dezenas de opções pelas quais pode optar. Algumas com mais características, outras com menos. Tudo irá depender de qual seja o seu intuito.

Mas, o nosso conselho é que na hora de escolher, analise bem como se processa o apoio a cliente! Esse é talvez o maior diferencial das várias empresas de hospedagem web.

4 – Escolha qual a plataforma que vai usar para criar seu site

Existem várias plataformas que pode considerar aquando do começo da construção do seu site. As mais comuns são:

  • WordPress
  • Shopify
  • Webnode
  • Wix
  • Weebly
  • Jimbo
  • Prestashop

É claro que existem mais, mas estas são as principais. Na nossa opinião, se está agora a criar o seu site de raiz, uma boa opção é fazê-lo através do WordPress.

Não querendo ser tendenciosos, a verdade é que o WordPress é o maior CMS a nível mundial. Isto porque além de ser relativamente intuitivo, tem uma grande comunidade envolta na sua disseminação.

Pondere usar o WordPress para construir o seu site!

5 – Escolher o template e todos os plugins necessários

Por fim, para poder começar a construir o seu site através do WordPress tem de escolher qual o template que irá usar, assim como os plugins mais importantes.

O maior mercado para escolha de templates para WordPress é o Envato Market, por isso, pode facilmente encontrar aquilo que precisa para criar um site de raiz que seja exatamente aquilo com que sempre sonhou.

A par disso, é importante que escolha um template que seja user friendly e que esteja adaptado para dispositivos móveis como é o caso de celulares e tablets.

Acredite que escolher um bom tema e que contenha todas as facilidades e que tenha um excelente layout, é meio caminho andado para ter eu trabalho bem facilitado.

Como vê, embora construir seu site seja o primeiro passo para o sucesso do seu negócio, existem muito pontos que têm de ser analisados antes.

E, dos mesmos, irá também depender o sucesso. Por isso, o nosso conselho é que faça tudo com calma e com consciência.

Sobre o Autor

Forbiddeen