PET

O que os grous de Origami simbolizam?

Escrito por Escobar Dog

A cultura japonesa está repleta de tradições ancestrais relacionadas a animais. Neste artigo, vamos lhe contar o que os grous de Origami (ou “tsurus”) simbolizam, sua história e por que eles são tão famosos.

Significado dos grous de Origami

O origami é a arte de fazer objetos com papel e possui milhares de anos. No entanto, os grous de Origami, que conhecemos tão bem, foram “inventados” há menos de um século.

Tudo aconteceu nos anos 40 durante a guerra de Hiroshima, que resultou na explosão de uma bomba atômica. Naquela época, uma garota chamada Sadako Sasaki estava muito doente por ter sido exposta à radiação.

Enquanto ela estava no hospital, sua amiga Chizuko aconselhou-a a fazer grous de papel, já que, se ela chegasse aos mil, ela poderia fazer um pedido.

É claro que o dela seria ser curada da doença que a afligia, mas ela também queria que a guerra terminasse.

A menina não atingiu seu objetivo, já que morreu depois de fazer o número 644, mas seus amigos continuaram com a ‘missão’ que se tornaria conhecida em todo o mundo e que simbolizaria a paz a partir daquele momento.

Em homenagem à menina, foi construída uma estátua onde ela é vista com um grou na mão. Todo dia 6 de agosto, crianças de todo o país e do mundo enviam seus origamis como oferenda e sinal de respeito.

No Japão, os grous de Origami são dados para desejar à outra pessoa saúde, felicidade, bem-estar e prosperidade.

Por exemplo, quando um casal se casa, quando um bebê nasce ou quando alguém está doente.

Além disso, eles também podem ser dados a uma pessoa que amamos muito.

O grou como um símbolo do Japão

Além do significado do grou de origami, é bom saber qual o simbolismo que gira em torno deste pássaro com patas e pescoço longos.

Na cultura japonesa, é associada à lealdade e honra, bem como à força. Por esta razão, ele foi escolhido pela casta samurai para ornamentar como desenho suas armas e escudos.

Quando alguém vê um grou no Extremo Oriente, isso é considerado um bom presságio. Ele é chamado “o pássaro da paz” ou “da felicidade” e, claro, “da paz” graças ao Origami. Até mesmo aparece na saga do filme Kung Fu Panda!

grous caminhando na neve

Segundo uma lenda, esta ave protege os fracos com suas grandes asas e transporta as pessoas para os mais altos terrenos espirituais. Quando alguém morre, dizem que ele leva sua alma para o paraíso.

O grou japonês é uma ave gruiforme com penas pretas e brancas que se caracteriza pela sua elegância, agilidade e capacidade de reagir ao perigo.

E, além disso, é um dos pássaros mais longevos: pode viver 40 anos, apesar de um mito japonês de que ele chega a mil. Por esta razão, eles estão relacionados com os sábios e com a busca do caminho espiritual no budismo.

Habita a ilha de Hokkaido e protege seu ninho com uma ferocidade pouco conhecida em outros de sua família.

Também, por essa razão, é um símbolo de proteção para a família e portador de boa sorte.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog