Negócios

O que aprendi participando de projetos de empreendedorismo e empoderamento feminino – por Joyce Bianchi

Desde 2012 participo de vários eventos sobre empreendedorismo, liderança, autoconhecimento, sejam eles com foco em mulheres ou não, ou ainda  empreendedores iniciantes a grupo de empresários e aprendo a cada nova participação. Compartilharei aqui alguns ensinamentos adquiridos em alguns deles:

 

Ana Fontes - RME

Ana Fontes – RME

RME – A Rede Mulher Empreendedora da querida Ana Fontes, têm papel fundamental no empreendedorismo feminino, uma das pioneiras em realizar Cafés de Negócios, deu voz a muitas mulheres e proporcionou muitos negócios e parcerias entre elas. Foi uns dos meus primeiros contatos com o tema Empreendedorismo Feminino.

Até a finalização desse texto, foram realizados 54 encontros mensais somente em São Paulo e com as embaixadoras da RME, muitos encontros são realizados em outras cidades, até mesmo nos EUA, onde pude conhecer a embaixadora de San Francisco que tinha como missão levar esse dinamismo as Brasileiras que lá estavam. Uma iniciativa sólida que aprendi que compartilhar conhecimento e ter um propósito bem definido pode fazer a diferença em nossa vida, do nosso vizinho e do mundo inteiro.

 

Escola de Você

Escola de Você

Escola de Você – Idealizado pelas jornalistas Ana Paula Padrão e Natalia Leite, esse projeto visa o autoconhecimento e empoderamento feminino, abordando de uma forma leve assuntos variados, porém importantes para o desenvolvimento pleno da mulher, seja em sua vida pessoal ou profissional.

Conheci essa plataforma online e gratuita (www.escoladevoce.com.br) em um Café com Empreendedoras da RME e posso dizer que foi um divisor de águas, pois me identifiquei de cara quanto a metodologia e me senti apoiada e estimulada a investir mais em mim, tanto em conhecimento como em amor próprio.

Aprendi que posso construir a minha melhor versão todos os dias, me tornei embaixadora desse projeto lindo que já conta com mais de 120 mil mulheres e acumula muitos relatos de vidas modificadas. Aprendi ainda que o “uma por todas e todas por uma” tem uma força de transformação gigante e que o primeiro passo para tudo se transformar tem que partir, única e exclusivamente de mim, mas ter esse apoio todo, vou mais longe, com certeza!

 

Oficina para Mulheres

Oficina para Mulheres

Oficina para Mulheres – Gabriela Casério e Luiza Barban estão a frente desse projeto lindo que utiliza o Coaching como ferramenta de transformação na vida das mulheres. São grupos de 6 a 8 mulheres que se reúnem durante 6 semanas para desenvolver temáticas como autoconhecimento, inovação, gestão de relacionamento, entre outros que extrema importância, como por exemplo o exercício da gratidão e auto perdão, tão necessário para o desenvolvimento dessas mulheres.

Com a #souoficineira, essas mulheres se identificam e conhecem novas facetas da super mulher que existe em cada uma. Aprendi que compartilhar seus anseios e dificuldades com um grupo que tem o mesmo propósito, te traz uma visão diferente sobre aquele problema, medo ou falta de atitude. Se entregar a um desafio de encarar a “realidade” te fortalece e te faz mais feliz. Permita-se!

 

M.E.C.

M.E.C.

M.E.C. – Patricia Duarte idealizou o Mulheres Empreendedoras Conscientes, em formato de cafés mensais com mulheres (e onde homens são bem vindos) para compartilhar conhecimento, através de palestras, cases e onde as empresas podem expor seus serviços e produtos.

Tive a oportunidade de palestrar algumas vezes para essas empreendedoras que muitas vezes estavam em transição de carreira ou iniciando seus negócios e me apaixonei pela energia dos encontros.

Como o próprio nome diz, elas estão conscientes que trocar experiências as deixam muito mais informadas e próximas de atingirem seus objetivos. Aprendi que com pouco se faz muito, que é possível fazer amizades e fortes parcerias em encontros como esses e que cada palavra dita, faz diferença para quem está buscando aquela sacada, aquela inspiração para dar o próximo passo. Sempre aprendemos com a experiência do outro.

 

Tabatha Moraes - MQD

Tabatha Moraes – MQD

Rede MQD – O poder da rede, foi o que aprendi com a Rede Mulheres que Decidem, idealizado por Tabatha Moraes. Mulheres que se ajudam, que utilizam o networking a seu favor, fortalecendo parcerias, estimulando negócios entre essas mulheres e gerando riqueza, de conhecimento, de dinheiro e de propósito.

Aprendi que o estimulo ao empreendedorismo feminino é necessário e que o networking bem estruturado e com a parceria de ganha-ganha todos de fato se beneficiam e o ciclo virtuoso permanece ativo. Aprendi ainda que existem mulheres fantásticas realizando uma grande diferença Brasil a fora e elas são merecedoras de todo nosso reconhecimento, pois empreender não é fácil, mas só se esqueceram de avisar as mulheres 😉

Foram muitos os aprendizados e reuni alguns para compartilhar com vocês e o mais importante, é nunca parar de buscar conhecimento, evoluir como pessoa e profissional, pois as oportunidades não gostam muito da zona de conforto. Dê o primeiro passo e encontre alguma iniciativa que mais te agrega. Deixarei aqui as redes sociais dos projetos citados. Bons negocios e boas atitudes!!

 

RME (Rede Mulher Empreendedora) https://www.facebook.com/RedeMulherEmpreendedora

EDV (Escola de Você) https://www.facebook.com/EscolaDeVoce

Oficina para Mulheres –https://www.facebook.com/programaoficinaparamulheres

MEC (Mulheres Empreendedoras Conscientes) https://www.facebook.com/MEC.MulheresEmpreendedoras

MQD (Mulheres Que Decidem)https://www.facebook.com/mulheresquedecidemoficial

Joyce Bianchi

Joyce Bianchi
Editora Chefe – A Magia do Mundo dos Negócios
Sócia e Conselheira Grupo GV8 (www.grupogv8.com.br)
Diretora de Missões de Negócios BWi Participações (www.bwiparticipacoes.com.br)

Share Button