Na primeira parte do Especial do Dia Mundial da Internet, comemorado nesta quarta-feira, 17 de maio, nós contamos um pouco sobre o surgimento da nossa comunicação on-line moderna. Agora, para celebrar a data, queremos relembrar alguns dos inventos famosos que marcaram os últimos 20 anos. Vamos lá?
Na era da conectividade
Foi em maio de 1995 que os brasileiros puderam usufruir da Internet. Há pouco mais de 20 anos, começou a ser ofertada a “Internet comercial” no Brasil, por meio de IP discado.
Quem é da velha guarda lembra exatamente qual o som da conexão discada (ou dial-up): um tipo de conectividade que exigia uma linha telefônica ativa (o que significa que o telefone fixo ficaria ocupado caso alguém se conectasse à Internet), fornecendo uma velocidade de, no máximo, 56 kbps.
E a banda larga? Só veio anos mais tarde, entre 1999 e 2000, tendo realmente se popularizado em meados de 2008, quando houve um aumento de mais de 50% no número de usuários desse tipo de conexão no Brasil, segundo levantamento do Ibope feito à época.
Por aqui, a Embratel foi a responsável por dar o ‘start’ no fornecimento de serviço de acesso à Internet, servindo como primeiro provedor.
Antes do 5G…
Se hoje só se fala em 5G, há alguns anos isso sequer era mencionado. A conexão móvel começou no 1G, que permitia apenas transmissão de dados por voz – basicamente, falar ao telefone. A segunda geração trouxe uma melhoria e, com o 2G, foi possível também a transmissão de dados – e os famosos SMS ganharam o coração dos usuários..
Mas o nosso foco é mesmo no 3G – o ápice da conectividade (até que veio o 4G, claro). Foi em meados dos anos 2000 que a terceira geração trouxe a possibilidade de trazer o “smart” para os celulares, garantindo não apenas um acesso à Internet com velocidades maiores, mas também maior alcance para transmissão de dados, acesso a mapas e geolocalização, e outras melhorias.
Já com o 4G, as velocidades ficaram ainda melhores e a latência cada vez menor, possibilitando também aprimorar o uso de dispositivos móveis. Com a tecnologia, a transmissão de vídeos em alta resolução em dispositivos móveis se tornou uma realidade – e um marco para os jogos.
Já o 5G é focado principalmente em velocidades ainda maiores, e latência ainda menor do que as gerações anteriores, bem como a possibilidade de proporcionar mais dispositivos conectados em uma rede, sem que isso traga problemas à infraestrutura. Também é com ela que amplia-se as possibilidades, trazendo à realidade cenários com cada vez mais dispositivos “smart”.
Orkut
Se você nunca utilizou a rede, ao menos já deve ter ouvido falar dela: o Orkut foi pioneiro entre as mídias sociais. Lançada em 2004, a plataforma foi febre entre os brasileiros – e responsável também por incentivar o uso da Internet por aqui. O Brasil foi um dos mercados mais importantes para a plataforma, respondendo por mais da metade da base de usuários.
Deixar scraps, enviar depoimentos com o título “não aceita” e deixar recadinhos para os amigos recém-feitos no mundo real (deixando claro que você estava falando de uma pessoa que “mal conheço, mas considero pakas”) estavam no topo das atividades favoritas dos brasileiros na época.
Também dentro dos 20 anos, tivemos o boom das mídias sociais: Facebook (também de 2004), Twitter (2006), Instagram e Pinterest (ambos de 2010), Snapchat (2011) – apenas para citar algumas das mais populares. Ah, e não vamos esquecer de mencionar que antes do TikTok, que só foi lançado internacionalmente em 2017, a rede que viralizava vídeos curtos atendia pelo nome de Vine (2013) – quem lembra dessa?
Smartphones
Em 2010, o boom dos aparelhos inteligentes começou a ganhar corpo, ao passo que a Internet móvel se popularizou. No Brasil, apenas 14% da população possuía smartphones em 2012, número que cresceu significativamente até 2016, quando o percentual chegou aos 62%.
Vale lembrar: o primeiro iPhone só foi lançado em 2007 e o sistema Android, por sua vez, veio só em 2008.
Symbian
E falando em OS móvel… Acredite: Symbian era o nome do sistema operacional móvel mais popular do mundo até 2010, com 40% do mercado. O segundo colocado? BlackBerry OS. Android e iOS apareciam no fim da lista, em terceiro e quarto lugares, respectivamente. O mundo dá voltas, não é mesmo?
_
Dia Mundial da Internet
É o que dizem: recordar é viver (mas quem vive de passado é museu, não se esqueça) Vamos de resumo sobre como surgiu o Dia Mundial da Internet?
Como dissemos acima, as transformações pós-Internet não foram poucas. Por isso mesmo, ficou combinado que a nossa sociedade precisava celebrar toda essa evolução! Assim, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 17 de maio para comemorar o Dia Mundial da Internet.
Desde 2006, a data é celebrada com intuito de, principalmente, mostrar que a inclusão digital é uma conquista da humanidade. E o dia escolhido não foi à toa: a data marca outra conquista importante para as comunicações: a criação do telégrafo (sim, o mesmo que citamos na abertura do nosso texto aqui).
O TecMasters vai ficando por aqui com esse resumão anual para celebrar a Internet do nosso jeitinho maneiro e continuar o nosso manifesto #NósAmamosAInternet.
Da próxima vez que reclamar que o seu smartphone está travando, ou a sua conexão deu aquela engasgada, lembre-se que nem sempre foi fácil assim (mas isso não significa que você não possa reclamar com a sua operadora, hein?)
No mais, comemore com a gente a passagem de mais um 17 de maio regado a muitos jogos, mensagens para entes queridos nas redes sociais (ou via aplicativos de videoconferências para matar a saudade). E não esqueça de nos dizer: o que você espera para os próximos anos? Conta pra gente nos comentários e nos ajude a fazer o nosso próximo especial!
Até o próximo Dia Mundial da Internet.
Créditos: TecMasters