Curiosidades

O que acontece quando tentam esmagar um diamante?

Escrito por Escobar Dog

alotropia, quimicamente falando, é quando uma substância simples, que é formada por apenas um elemento químico, por exemplo o gás oxigênio – O2, sofre variação em seu número de átomos formando outra substância. O elemento carbono possui duas formas alotrópicas: o grafite e o diamante.

O primeiro se estrutura num formato laminar, enquanto o segundo possui uma estrutura compacta, que lhe permite maior estabilidade. O diamante é o mineral mais resistente que se conhece até hoje, e além de ser uma pedra preciosa, principalmente no comércio de joias, também é usado como broca para perfuração.

Uma maneira “caseira” de saber se um diamante é verdadeiro ou falso é utilizando o hálito. Simples, basta você posicionar a pedra em frente à boca e soltar o ar, ela ficará embaçada. Se durar mais de 2 segundos, a probabilidade dela ser falsa é muito grande. A explicação para isso se dá pelo fato de um diamante verdadeiro dispersar rápido e facilmente o calor. Se tiver oportunidade, faça o teste!

Prensa Hidráulica

Um canal do Youtube, chamado Hydraulic Press Channel (Canal da Prensa Hidráulica), faz experimentos com os mais variados objetos e vem fazendo muito sucesso ao tentar satisfazer os desejos obscuros que, quase, todos nós temos de destruir coisas.

No vídeo que mostraremos abaixo eles utilizam, como o próprio nome já diz, uma Prensa Hidráulica, para tentar descobrir o que acontece com determinados objetos quando colocados sob pressão. O teste da vez foi com um diamante.

Importante citar que, no vídeo, eles apresentam a certificação de autenticidade da pedra. E por favor, crianças e adultos, não tentem isso em casa.

Eles deixam claro que o diamante foi doado ao canal por um generoso varejista que quis fazer parte da experiência. A joia possui 1,2 quilates e tem o valor mínimo de 4 mil dólares.

Lauri Vuohensilta é o “cientista maluco” por trás dessas experiências, e diz o seguinte no vídeo acima: Dizem que os diamantes são para sempre, mas por quanto tempo?

Como podemos notar, não muito. Uma explicação para isso é que a “dureza” dos diamantes se refere apenas à sua capacidade de ser resistente contra riscos. Assim como qualquer outro elemento no mundo, eles também possuem suas falhas.

Apesar das ligações covalentes entre os átomos dos diamantes serem extremamente fortes, eles também podem ser frágeis, principalmente se houver qualquer tipo de defeito natural ou um corte mal feito, por exemplo.

Pesquisadores da área, inclusive, já encontraram materiais que são mais resistentes que os diamantes, como o wurtzite nitreto de boro lonsdaleite.

De qualquer maneira, a rapidez e facilidade com que a prensa hidráulica consegue esmagar o diamante, é impressionante. É um bom exemplo para pensarmos em quão frágil nós somos.

No final do vídeo ainda há um bônus de esmagamento de modelos de plasticina. Se você ainda não conferiu, dê uma olhada, é particularmente incrível!

 

Por enquanto é só pessoal. Gostaram da matéria? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Mais Curiosidades

Sobre o Autor

Escobar Dog