PET

O período da muda de pelo dos cães, um pesadelo!

Escrito por Escobar Dog

Quando chega o período da muda de pelo dos cães, não podemos deixar de colocar as mãos na cabeça pensando como vamos sobreviver a ele. Antes de tudo, mantenha a calma e leve a vida com humor, pois assim será mais fácil conduzir a situação para você e seu animal.

Por que os cães mudam de pelo?

O organismo do cão tem seus processos, assim como o nosso. O pelo é composto em sua base – conhecida como folículo piloso – de células. Essas células são as que mantêm vivo o pelo do animal e, de acordo com o estado delas, a aparência é mais ou menos brilhante e sedosa.

Essas células, como o resto das células do nosso corpo, morrem depois de um tempo e se regeneram, dando lugar a outras novas. Durante esse processo é que acontece a muda de pelo dos cães.

Esse período, ainda que não seja permanente, pode ser um pesadelo para nós, pois a casa começa a se encher de pelos do nosso animal, inclusive nos lugares mais estranhos! Ainda assim, há coisas que podem ser feitas para que isso não seja um problema tão grave. Vamos lhe contar.

Sobreviver ao período de muda de pelo dos cães

Abaixo, daremos alguns conselhos simples e práticos para que esse processo pelo qual seu animal tem que passar não seja um pesadelo:

Escove o cachorro diariamente

A escovação diária do pelo de seu cão é uma das melhores formas de eliminar o pelo morto e evitar que eles saiam voando por todos os lados da casa. Há escovas específicas para o período da muda. Basta perguntar em um pet shop.

É verdade que esse trabalho de escovar diariamente seu animal requer esforço, mas os resultados serão muito benéficos.

Compre um aspirador potente

Talvez você nunca tenha tido um aspirador ou tem um pequeno, mas quando há um cão na casa, ele não será suficiente. Você precisa de um aspirador com potência suficiente para poder recolher todo o pelo que seu animal soltar.

Esse é um investimento que valerá a pena, pois fará com que você economize esforços para manter a casa limpa.

Escova de borracha

As escovas de borracha são uma ferramenta incrível para quando você não puder passar o aspirador todo dia. Elas recolhem o pelo com a eletricidade estática que produzem pelos materiais com os quais são fabricadas, e essa é uma vantagem em relação às escovas convencionais.

Dar banho no animal

O banho é uma excelente maneira de eliminar o pelo morto de seu animal de estimação. Ao dar banho e secá-lo, elimine todo o pelo que já esteja solto. Isso fará com que o animal solte menos pelo por toda a casa, permitindo-lhe mantê-la mais limpa.

Cachorro tomando banho

Tire os tapetes

Se você tem tapetes, talvez na sala, no quarto ou até na entrada, tire-as durante o período da muda de pelo dos cães. Mesmo aqueles que estão em quartos nos quais seu cão normalmente não entra.

O pelo dos cães é tão fino e pequeno que entrará nos lugares mais inesperados.

Coloque limites

Durante esse período, é melhor que o cão não suba no sofá, na cama ou em qualquer outro lugar da casa. Se ele subir, vai soltar pelo por todas as partes e você não poderá sequer sentar-se no seu próprio sofá.

Você precisa pôr limites, mas não brigar. Lembre que o processo pelo qual ele está passando é algo natural, que sai de seu controle.

Leve isso com humor, e tudo será melhor para você, para o animal e para a convivência entre vocês dois. Em alguns dias, tudo passará.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog