Tecnologia

O futuro dos carros elétricos envolve 1.000 km de autonomia e 1 minuto para recargar

O que parecia caso visto apenas em filmes está cada dia mais próximo da realidade. A Hongqi, marca chinesa conhecida por fabricar carros de luxo, está trabalhando em veículos que terão 1.000 km de autonomia e poderão ser recarregados em apenas 1 minuto.

Os carros que poderão alcançar o marco prometido pela empresa são os Hongqi E001 e o Hongqi E202. Conceitos de ambos os veículos foram apresentados recentemente durante o Salão de Automóveis de Xangai e devem chegar ao mercado europeu em breve.

Vale dizer que os cálculos de autonomia foram feitos com base no ciclo chinês CLTC, conhecido por ter números otimistas. A versão inicial dos carros elétricos deve apresentar uma autonomia ligeiramente menor, de 600 km no mesmo ciclo.

A bateria dos carros elétricos poderá ser recarregada em apenas um minuto usando um sistema de troca de bateria, semelhante ao do Nio, o qual permite aos motoristas trocar a bateria do carro em uma estação designada por uma totalmente carregada.

Carros elétricos da chinesa Hongqi

O modelo E201 é um sedan baseado na plataforma FMEs. Na prática, o modelo é equipado com rodas que podem girar até 90 graus e autonomia estimada de 850 a 900 km no ciclo europeu WLTP.

O E202, por sua vez, é uma SUV elétrica equipada com uma bateria Qilin da CATL, que permite viajar até 1.000 km com uma única carga. Com uma arquitetura de 800 volts, semelhante à do Kia EV6 e do Porsche Taycan, o veículo consegue recuperar até 300 km em um período de 5 minutos – no entanto, detalhes sobre a potência máxima de carregamento ainda não foram divulgados.

Além disso, a Hongqi ainda não liberou mais detalhes sobre preços ou especificações sobre os carros elétricos.

A previsão é de que o Hongqi E202 seja lançado na China em fevereiro de 2024, enquanto o Hongqi E001 seja lançado ainda neste ano, em novembro de 2023. A Hongqi também tem como alvo o mercado europeu, incluindo Alemanha, França, Holanda, Noruega e Suécia.

Via Gizchina

 


Créditos: TecMasters