PET

O desmame dos gatos

Escrito por Escobar Dog

Os gatinhos necessitam também, assim como outras espécies, de se alimentar com o leite provido pela sua mãe durante um certo tempo, para terem bastante saúde e se desenvolverem bem. Por essa razão, é importante saber tudo sobre o desmame dos gatos. E você? Sabe alguma coisa sobre isso? Se não, não se preocupe, neste artigo nós falaremos sobre o que precisa saber!

O que é importante saber acerca do desmame dos gatos

Quando desmamar um gatinho

Essa é a questão mais importante que precisamos saber. O desmame prematuro pode interferir no bom desenvolvimento do animal. Por outro lado, um desmame tardio pode ter o mesmo efeito, além de poder causar desconforto e problemas para a mãe.

O desmame dos gatos deve ser realizado a partir das quatro semanas de vida do bichinho. No caso, será a própria mãe que não irá mais dar leite e fará com que ele mesmo procure o seu próprio alimento.

No entanto, há algumas ocasiões em que a mãe pode fazer esse desmame antes do tempo. Por essa razão, é necessário que você saiba quando deve fazê-lo e, é claro, que você esteja atento a ele.

Não o separe bruscamente da mãe

Quando chegar a hora do desmame dos gatos, não os separe de forma abrupta, já que isso não vai ser bom nem para a mãe nem para os filhotes. Por um lado, a mãe poderia ficar agressiva com você e, até mesmo, ficar deprimida.

gatos mamando

Por outro lado, o filhote não terá concluído o seu período de socialização e pode, inclusive, imitar as condutas agressivas de sua mãe, que são frutos de seus atos: ter separado mãe e filhotes de forma abrupta.

Você não deve se preocupar nem ficar impaciente, uma vez que, antes das 10 semanas de vida, os filhotes já terão se separado da mãe de forma natural. O que sim é aconselhável você fazer é: uma vez que já tenham passado as quatro semanas prescritas, você deve separar mãe a filhotes por algumas horas todo dia, para que possam ir se acostumando. Assim, o gatinho vai desenvolvendo a sua independência.

O que você deve dar para o seu gatinho comer

Embora o ideal seja esperar quatro semanas para desmamar os filhotes, você deve estar seguro de que o gato desmamado já consegue abrir olhos e que ele consegue se mover por si só. Se você perceber que ele já está independente, quer dizer que chegou a hora de mudar a sua alimentação.

Há certos alimentos que são considerados substitutos do leite materno e que podem ser combinados com a sua ração, que deve sempre ser especial para filhotes. Esses substitutos possuem todos os nutrientes que um filhote necessita e têm um sabor parecido com o leite.

Não obstante, isso não pode ser a única fonte de alimento do seu filhote, uma vez que ele necessita ir incorporando os alimentos sólidos na sua dieta. Esses substitutos só são um complemento a mais que irá ajudar o gatinho a ir se acostumado à comida seca.

gato comendo

É importante ir reduzindo a quantidade de substitutos do leite materno, à medida que o gatinho vai se acostumado com a ração

Sob nenhuma circunstância ofereça ao filhote leite de vaca, de cabra ou de ovelha. Isso porque o estômago dos felinos não é preparado para metabolizá-lo e, consequentemente, isso poderá causar diarreia no animal.

Prepare as tigelas

Cada gatinho deverá ter a sua própria tigela e bebedouro. Eles devem ter um tamanho pequeno e não podem ser muito profundos, de modo que o animal possa comer e beber com facilidade.

gato bebendo leite na mamadeira

Se você perceber que o filhote ainda está tendo dificuldade, coloque dentro de uma seringa o substituto do leite e dê esse alimento ao gatinho.  No entanto, não deixe que ele se acostume com essa “mordomia”; você precisa ir introduzindo a tigela aos poucos para ele ir se acostumando a essa ideia. Mas, lembre-se, você não deve forçá-lo, pois ele ainda é um bebê.

Somente comida sólida

Uma vez que os gatinhos tenham alcançado entre oito e dez semanas, é importante eliminar completamente os substitutos do leite e oferecer ao bichinho somente comida sólida.  As latas com comida úmida especiais para filhotes são uma boa escolha, já que elas podem ajudá-los a se acostumar mais rapidamente no processo de desmame.

Lembre-se de seguir as nossas dicas, uma vez que o desmame de gatos, quando executado da maneira apropriada, garante o correto desenvolvimento dos filhotes.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog