PET

O clumber spaniel: aparência preguiçosa e comportamento divertido

A raça clumber spaniel é pouco conhecida, mas este cão de tamanho imponente tem uma personalidade amável e bem-humorada que é capaz de conquistar todos aqueles que o conhecem.

História

Embora não existam registros da existência desta raça antes do século 19, acredita-se que seu surgimento tenha ocorrido na França, após a Revolução Francesa.

Aparentemente, o duque de Noailles teria entregue seus spaniels ao duque de Newcastle para impedir que eles fossem abatidos. Assim, nos jardins de Clumber Nottinghamshire, nasceram os primeiros exemplares do clumber spaniel, embora uma outra teoria afirme que eles se originaram da miscigenação das raças de caça inglesas, assim como o basset hound.

Fonte: audrey_sel

Como podemos ver, até hoje suas origens não são claras, mas o que parece certo é que o clumber spaniel apareceu durante o século 19, na Inglaterra.

Características físicas

O clumber spaniel é um cão de tamanho médio, embora seja robusto. Os adultos do sexo masculino pesam entre 30 e 34 quilos, enquanto as fêmeas pesam entre 25 e 30 quilos. Ambos medem entre 40 e 50 centímetros em cruz.

Também devemos notar que é uma raça de proporções equilibradas, cuja a aparência geral apresenta força e seriedade. Eles são cães ativos que têm um corpo forte, prontos para trabalhar no campo por longas horas.

A cabeça do clumber spaniel é quadrada, isto é, é tão alta quanto larga; o nariz é largo, os lábios ligeiramente caídos e as orelhas triangulares e ligeiramente para a frente. As orelhas são cobertas com um pouco mais de pelos do que o resto do corpo.

Ele também tem um peito profundo que pode atingir os joelhos das patas da frente, que são fortes, retas e robustas. Sua cauda é posicionada baixa. Antes, era costume amputá-la, ​​mas felizmente esta prática hoje é proibida.

Quanto a sua pelagem, ela se destaca por ser abundante, é semi-longa e de toque sedoso. Nas pernas, nas orelhas e na cauda, ​​os pelos são um pouco mais compridos do que no resto do corpo; apresenta uma cor branca em sua totalidade, que pode incluir pequenas manchas amareladas ou alaranjadas.

Comportamento

Este cão, embora pareça pesado e lânguido, na verdade tem muita energia. Embora ele possa passar o dia deitado com um rosto sonolento, tem o coração de um palhaço que aflora assim que brincadeiras e atividades são propostas.

É uma raça muito adequada para uma casa, porque esses cães têm personalidade familiar e são carinhosos com as pessoas. Vale destacar que é uma raça paciente e perseverante, então seu treinamento deve ser baseado em respeito e brincadeiras: ordens firmes e punições não funcionarão com esse cão.

Além disso, temos que ter em mente que ele não é um cão de guarda, pois abordará cães e pessoas desconhecidas de maneira amigável. Tem uma personalidade doce e confiante, embora não seja menos fiel a seus donos ou menos apegado à sua família por causa disto.

Por outro lado, dizem que eles são teimosos, o que está ligado à sua personalidade perseverante. A maior dificuldade que os proprietários de um cumbler spaniel têm é que, se eles não quiserem, eles não respondem aos chamados.

Neste sentido, se um cão deste tamanho parar durante uma caminhada e não quiser mais andar, ele não poderá ser forçado a avançar. No entanto, os proprietários também afirmam que, com prêmios, especialmente alimentos, é fácil convencê-los a obedecer.

Cuidados com um clumber spaniel

Devido à criação irresponsável desta raça, o clumber spaniel apresenta vários problemas de saúde recorrentes que necessitam de prevenção e atenção por parte de suas famílias humanas.

Clumber Spaniel
Fonte: Lara604

Como quase todos os cães de grande porte, eles têm uma tendência à displasia de quadrilOs problemas derivados da displasia (de dor à paralisia das patas traseiras) devem ser avaliados e tratados por um veterinário. Vale notar que basear sua alimentação em uma ração enriquecida com condroprotetores é uma medida de prevenção usual.

Esta raça também tende a ter problemas nas pálpebras, entrópio e ectrópio. Tal como a displasia de quadril, o tratamento ou prevenção dessas doenças deverá sempre ser monitorado por um veterinário.

A lista de possíveis problemas não termina aqui, pois o hipotireoidismo também é comum. Se seu clumber spaniel está letárgico, se cansa muito rápido e tem tendência a ganhar peso, é melhor fazer alguns exames veterinários e verificar se esses são sintomas se devem a um problema de tireoide.

Finalmente, como todos os cães com muitos pelos e, especialmente, pelos compridos, eles precisam de escovação frequente. Não é aconselhável cortar os pelos, mas ele precisará ser tosado no início de cada estação de troca de pelagem, para se livrar dos pelos mortos, o que o ajudará a regular a temperatura do corpo e evitar problemas de pele.

Este é um cão de aparência imponente, mas bem-humorado, simpático com a família e amigável com os amigos. Dentro de cada sonolento clumber spaniel existe uma alma amorosa e divertida.


Notícias sobre Pets