A Nvidia está aplicando limites de mineração de criptomoedas para as recém-criadas placas gráficas GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti.
Depois da Galax anunciar o limite de mineração de suas novas placas de vídeo (GPUs), a Nvidia agora está começando a identificar as novas placas da marca como “Lite Hash Rate” (LHR) para permitir que os compradores saibam que as GPUs serão limitados para mineração.
Essas novas GPUs começarão a ser enviadas ainda este mês e o identificador LHR será exibido nas listas de produtos de varejo e também na caixa do produto. A Nvidia originalmente começou a limitação de hash rate com a RTX 3060 e a empresa já se comprometeu a não limitar o desempenho das GPUs já vendidas.
“Essa taxa de hash reduzida se aplica apenas a placas recém-criados com o identificador LHR e não às placas agora adquiridas”, diz Matt Wuebbling, chefe de marketing e publicidade para GeForce da Nvidia. “Imaginamos que este estágio adicional fará com que mais placas GeForce a preços de venda acessíveis cheguem às mãos de jogadores em todo o lugar”.
Nvidia visa mudar o foco
As novas placas LHR da Nvidia são parte de um esforço mais amplo para tornar suas mais recentes GPUs da série 30 menos desejáveis para mineradores de criptomoeda; além de devolvê-las às mãos dos gamers.
Os jogadores de PC têm tentado, sem sucesso, conseguir novas placas gráficas por meses devido à grande escassez de GPU e os mineradores foram responsabilizados por parte da escassez.
Por outro lado, a empresa oferece uma placa de mineração de criptomoeda (CMP) específica para mineradores de Ethereum. Os dispositivos possuem chips que oferecem melhor desempenho para mineração e eficiência, mas não suportam gráficos de forma alguma.
A mudança da Nvidia para balancear novas GPUs deve elevar os preços das GPUs Série 30 que nunca tiveram essas limitações. Provavelmente, a nova RTX 3080 Ti terá limites de mineração de criptomoedas em seu lançamento, já que essa placa de vídeo deve ser introduzida mais tarde neste semestre.
Fonte: The Verge
Fonte: KaBuM