O Deep Learning Super Sampling (DLSS), da Nvidia, é uma tecnologia que renderiza jogos que usam resolução mais baixa e, com melhorias feitas por inteligência artificial, consegue aumentar a taxa de quadros sem perda perceptível de qualidade.
Agora, a Nvidia e a Valve anunciaram que o DLSS chegará também para os usuários do Linux por meio do Proton, ferramenta da Valve que é integrada ao Steam para permitir que jogadores do sistema operacional possam jogar os games mais populares do Windows.
De acordo com a Nvidia, “os jogadores Linux poderão usar os núcleos AI dedicados em GPUs GeForce RTX para aumentar as taxas de quadros de seus jogos favoritos do Windows rodando no sistema operacional Linux”.
Apesar disso, ainda não há informações sobre a implementação do DLSS no Proton. No entanto, é possível que uma versão de teste apareça no beta do Steam para Linux antes do lançamento oficial.
Com a AMD adotando um sistema próprio que promete os mesmos resultados, denominado FidelityFX Super Resolution (FSR), é preciso que a Nvidia adote abordagens para levar sua tecnologia para outras plataformas.
Para isso, a empresa revelou que vai facilitar a implementação do DLSS no Unreal Engine 4 por meio de um plug-in. Além disso, há rumores de que o possível novo Nintendo Switch também terá o DLSS.
Via: Notebook Check
Fonte: KaBuM