A inteligência artificial também está em destaque no universo dos games. E no último domingo (28) durante a Computex 2023, a Nvidia tratou de apresentar mais informações sobre o Avatar Cloud Engine (ACE): seu produto tecnológico que levará a IA generativa para os personagens de jogos.
Detalhado no blog do Team Green no começo deste ano, o ACE é basicamente “um conjunto de microsserviços de IA nativos de cloud que facilita a criação e a implantação de assistentes virtuais inteligentes e humanos digitais em escala”.
Inicialmente, o ACE pode facilitar a vida do desenvolvedor ao criar avatares realistas e avançados sem a necessidade de conhecimentos especializados, equipamentos ou fluxos de trabalho manuais intensivos. Como resultado, a criação de avatares tende a se tornar algo muito mais rápido.
Os destaques, no entanto, ficam na conta das capacidades dos microsserviços de IA. Com o Omniverse Audio2Face, pode-se criar animações faciais e expressões para um personagem de um jogo. Já tecnologias como NeMo e Riva permitem a implantação de modelos de linguagem e a conversão de texto em fala para avatares, respectivamente.
Nvidia ACE ganha vida
E como imagens podem valer mais que mil palavras, a Nvidia resolveu mostrar um exemplo claro de funcionamento do ACE. E com a parceria feita com a Convai, empresa que desenvolve IA conversacional para ambientes de jogos online, um teaser revelou como a tecnologia pode ser aplicada a personagens não jogáveis (NPCs).
Por mais que seja apenas um experimento, é interessante ver como um bot pode abusar do enredo do jogo para criar diálogos naturais com o player. E isso resulta em NPCs com mais recursos e capacidades. Consequentemente, a trama do jogo fica muito mais imersiva.
Créditos: TecMasters