A AMD emitiu um novo pronunciamento à medida que os relatos de superaquecimento de GPUs de referência Radeon RX 7900 XTX crescem. Em suma, a Team Red orientou que todos os usuários afetados entrem em contato com o suporte técnico.
Após diversos relatos de placas atingindo 110 ºC, a AMD declarou que a temperatura era normal e de que não havia motivos para preocupação. Contudo, um novo posicionamento foi divulgado, com o reconhecimento do impasse e um direcionamento mais assertivo.
“Estamos cientes de que vários usuários encontraram limitação inesperada com versões de referência das placas gráficas Radeon RX 7900 XTX. Os usuários que encontrarem esse problema podem entrar em contato com o suporte técnico da AMD”, disse a marca ao Tom’s Hardware.
Não se sabe quantos consumidores foram afetados até o momento. Mas é possível que seja um número considerável, suficiente para fazer com que a fabricante alterasse o pronunciamento.
Investigações com a Radeon 7900 XTX seguem a todo vapor
Até o momento, não foi informado o motivo que tem causado os problemas de superaquecimento. É certo que a RX 7900 XTX é mais poderosa que o modelo XT, mas os 40 W a mais podem não justificar as queixas dos usuários.
Uma das suspeitas é que a pressão de contato desigual do cold plate esteja causando o superaquecimento — inclusive, há relatos de usuários que orientam a troca o TIM por uma almofada térmica para a solução do impasse.
[–quebra–]Mas como a AMD ainda está investigando o problema, o melhor a se fazer é utilizar um software de monitoramento de desempenho (como o AMD Adrenalin) e ficar de olho em quedas repentinas de desempenho e alta velocidade das fans.
Caso isso aconteça, é possível que sua AMD RX 7900 XTX esteja sofrendo um afogamento térmico. E aí, o jeito é entrar em contato com o suporte técnico da marca para buscar soluções ou solicitar a devolução da GPU.
Via: Tom’s Hardware e Digital Trends
Créditos: TecMasters