A próxima geração de memória RAM para notebooks está na fase final de aprovação e pode chegar ao mercado em breve. Conhecido como Compression Attached Memory Module (CAMM), o novo padrão tem previsão de chegada já no próximo ano e promete melhorar o desempenho dos equipamentos, além de torná-los mais finos.
Atualmente, a Dell já conta com alguns produtos com o CAMM implementado. No entanto, seu funcionamento está ligado às especificações proprietárias da empresa. Para funcionar usando os padrões JEDEC, ainda é necessária uma fase final de aprovação e homologação.
O conceito de Compression Attached está ligado diretamente à maneira com que os modos são presos à composição do slot. Para exemplificar, a PC World divulgou um vídeo que mostra como o sistema funciona.
Também é possível notar que a adoção da CAMM vai evitar que fabricantes implementem memórias de canal único abaixo do ideal para jogos. Com a nova tecnologia, memórias multicanal estarão disponíveis em um único módulo.
Outra vantagem está ligada diretamente ao desempenho. As memórias disponíveis atualmente atingem, no máximo, especificações DDR5-6400. Já os módulos CAMM partem dessa especificação.
Aplicação da memória
Por fim, resta saber se os fabricantes vão preferir uma tecnologia parafusada à placa-mãe como é a CAMM e não um componente soldado, como é feito hoje – algo que pode impactar diretamente no preço dos equipamentos que contam com a novidade.
Via: PC Gamer
Créditos: TecMasters