Tecnologia

Novo display OLED da Samsung mede sinais vitais e até nível de estresse

Nesta semana, durante a Display Week, em Los Angeles, uma convenção para mostrar o que há de mais moderno na indústria de telas, a Samsung impressionou os visitantes com uma tela capaz de se desenrolar e quintuplicar de tamanho e também um display com sensor biométrico que mede os sinais vitais de uma pessoa e até o nível de estresse a partir de um simples toque.

Imagem: divulgação / Samsung

A Rollable Flex é uma tela flexível que pode ser desenrolada de apenas 49mm para 254,4mm, mais de cinco vezes seu comprimento original. A tecnologia não é nova, inclusive foi apresentada alguns anos atrás em formato de TV “enrolável”, pela LG.

Rollable Flex, display flexível da Samsung

Imagem: divulgação / Samsung

A marca não deu muito mais detalhes sobre o display expansível. O comunicado oficial da Samsung se limitou a informar que o painel se desenrola em um “eixo em forma de ‘O’ como um pergaminho”, permitindo “transformar uma tela grande e difícil de carregar em um fator de forma portátil”.

Sinais vitais a partir de um display OLED

A segunda novidade, que chamou ainda mais atenção na Display Week, é uma tela OLED com tecnologia embarcada que permite medir os sinais vitais de uma pessoa. Segundo a empresa, o sensor biométrico embutido no display permite o reconhecimento de impressões digitais em qualquer lugar da tela – o que torna a tela interessante para futuros smartphones e relógios inteligentes.

A partir de um simples toque, o display pode medir a frequência cardíaca, pressão arterial e até o nível de estresse do usuário. A Samsung explica que a tecnologia funciona lendo a luz da tela OLED à medida que seu reflexo muda devido à “contração e relaxamento dos vasos sanguíneos do dedo”.

Display com sensor biométrico da Samsung

Imagem: divulgação / Samsung

Toda tecnologia está construída diretamente no próprio painel OLED, sem a necessidade de qualquer módulo separado, como a maioria dos sensores de impressão digital modernos.


Créditos: TecMasters