Decoração & Design

Nova linha de metrô do Rio terá iluminação natural

A linha 4 fará o trajeto Barra da Tijuca – Ipanema em treze minutos.

Proporcionar iluminação natural e circulação de ar é a aposta do projeto da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que fará o trajeto Barra da Tijuca – Ipanema em treze minutos. A opção vai contribuir para economizar energia e ainda valorizará esteticamente os espaços.

Pelo menos duas estações, São Conrado e Jardim Oceânico, vão integrar esse projeto. Na Jardim Oceânico serão instaladas janelas de vidros e fendas laterais que facilitarão a ventilação. Além disso, um telhado verde – que atua como isolante térmico -, vai cobrir a estação. No canteiro central, na parte externa da estação, haverá ainda um gramado florido com vegetação e mudas de árvores. Já a São Conrado ganhará claraboias de 16 metros de diâmetro – elas iluminarão a área de bilheterias e catracas.


Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

A companhia responsável pela implantação da Linha 4, consórcio construtor Rio Barra, também possui uma estação de monitoramento da qualidade do ar, de ruídos e vibrações. Além disso, a água resultante da escavação dos túneis é tratada e reutilizada no empreendimento.

Estima-se que as duas estações receberão o maior número de passageiros, entre as seis que serão inauguradas: 152 mil pessoas diariamente. A previsão é que a linha seja inaugurada no primeiro semestre de 2016.

Redação CicloVivo