A principal atração da SsangYong no Salão de SP, foi a nova geração da picape Actyon Sports. Após passar por uma transformação radical, o modelo ganhou um visual mais atual, atraente e acima de tudo menos polêmico do que a geração passada, que era conhecida pelas suas linhas exóticas. O a picape 4×4 coreana também ficou mais potente, ganhou um interior totalmente novo, já à venda nas concessionárias da Ssangyong no Brasil, o modelo tem um preço de tabela a partir de R$ 89.900, podendo chegar a R$ 119.900 na versão top de linha completa.
A Nova Actyon Sports 2013 chega com a missão de encarar uma concorrência peso pesado, entre eles campeões de vendas no nosso mercado, como a Nova Chevrolet S10, Toyota Hillux, Nova Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. E olha que esta Ssangyong tem muita qualidade para disputar mercado.
O modelo evoluiu bastante principalmente em matéria de design. O novo estilo foi desenhado pelo famoso estúdio de designer italiano Giorgetto Giugiaro, conhecida por desenhar algumas da Ferraris mais belas da história e outros superesportivos. É uma pena que a plástica (que custou quase $ 90 milhões a SsangYong) não tenha sido completa, enquanto a frente traz um ar moderno e imponente, de perfil a Actyon Sports tem um aparência ultrapassada, praticamente idêntico ao da geração passada, o mesmo se pode dizer da traseira que tem uma aparência de gosto um tanto duvidoso. O resultado é que as partes dianteira e traseira não conversam.
A picape vem equipada com um novo motor diesel, chamado de e-XDi ele desenvolve uma potência de 155 CV e um torque de 36 kgfm obtidos entre 1800 a 2800 rpm, o bloco é 14 cv mais potente do que o antigo motor 2.0L. Na prática ele garante um desempenho respeitável (a velocidade máxima é de 170 quilômetros por hora) e um baixo consumo de combustível, na Europa a Actyon tem um consumo declarado de 13.3 km por litro. A transmissão também é nova, 0 pick up 4×4 da Ssangyong conta com uma caixa automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais.
A tração padrão é 4×2 traseira, sendo que o motorista pode selecionar através de um botão entre 4×4 L e 4×4 H reduzida. A capacidade de carga da nova Actyon Sports é de 705 kg (carga+passageiros).
Como é de praxe nas picapes de médio porte, a Actyon Sports esbanja espaço, com um comprimento de 4.99 m, e um entre eixos de 3.06 metros, ele acomoda com conforto até cinco passageiros. O acabamento é sóbrio, sem exageros, porém é de ótima qualidade, principalmente se comparada aos concorrentes como VW Amarok.
O conjunto de equipamentos da nova Actyon Sports 2013 também agrada, ao todo há 3 versões de acabamento. A versão top de linha é muito bem equipada, conta com piloto automático, rodas de liga leve aro 18, tração 4X4, rádio CD/player com MP3, teto solar eletrônico, computador de bordo, vidros elétricos, volante com regulagem de altura, bancos em couro com oito opções de ajustes elétrico, controle de tração e de estabilidade, freios ABS + EBD, câmera de ré, Bluetooth, ar condicionado automático, airbags frontais e laterais entre outros itens.
Marca ainda pouco confiável, porém isso deve mudar …
Enfim o modelo é uma opção pra quem busca um 4X4 diferente, um carro à diesel robusto e potente, capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno. É uma pena que os carros da marca coreana por aqui ainda sofram de uma série de características exclusivas dos carros de marcas poucos conhecidas ou confiáveis, detalhes como poucas revendas, valor de revenda ruim, pouco postos de assistência técnicas, seguro alto, acabam afastando um pouco dos compradores dos modelos como A Actyon Sports. Porém isso deve mudar em 2014, isso porque a Districar, representante oficial da SsangYong está montando no Espirito Santo, uma fábrica. Ao todo mais de $ 300 milhões serão investidos na planta que além da Actyon Sports também vai produzir o SUV Korando.
Créditos : Autos24h