Na última quarta-feira (15), a Microsoft liberou mais uma atualização de sistema para os seus consoles da marca Xbox. Por alguma razão, comentaristas da conservadora Fox News acharam que isso era um novo capítulo em sua guerra contra o “politicamente correto” que, na cabeça de absolutamente ninguém a não ser as deles, “estaria atrás do seu videogame”.
O que aconteceu, no entanto, foi mais uma prova de que a Fox News não fazia ideia do que estava falando.
Fox News is MAD that “woke” Xbox is changing its power saving mode
Earhardt: “Xbox has also announced that they’re going woke because of climate change”
Failla: “They’re trying to recruit your kids into climate politics at an earlier age”
E: “They’re going after the kids” pic.twitter.com/8Vvd5j02SA
— Lis Power (@LisPower1) January 24, 2023
Contextualizando: a Fox News, um punhado de outros veículos conservadores e até políticos do Partido Republicano dos Estados Unidos criticaram a Microsoft por lançar uma atualização que inaugurou uma função chamada “carbon-aware downloads” – na tradução livre “downloads conscientes de carbono”.
E o que é isso? Bem, na prática, é uma forma de programar os downloads feitos pelo seu console Xbox para horários onde o consumo de energia seja menor ou menos necessário. Como a própria Microsoft disse, na prática, isso significa que um download de, digamos, Modern Warfare 2 (que no Xbox pode passar de 80 GB só para o jogo base) poderia ser agendado para a madrugada ao invés do meio dia, quando a necessidade da banda da internet é maior.
E o que a Fox News entendeu? “Esquerdistas querem mandar no seu videogame”.
Aliás, não só ela: a Young America’s Foundation, uma organização conservadora voltada para os jovens, tuitou sobre o assunto…
Lol now the woke brigade is after video games all in the name of climate change.
Xbox will force gamers to power down to fight climate change, touting the first ‘carbon aware console’ https://t.co/wIwbCTh2Zy
— YAF (@yaf) January 24, 2023
…e o ex-xerife e atual congressista republicano pelo Texas, Troy Nehls.
They want to take your guns.
They want to take your gas stoves.
And now they want to take your Xbox.
What’s next?
— Congressman Troy E. Nehls (@RepTroyNehls) January 23, 2023
Já o coapresentador do programa Fox & Friends da emissora, Todd Piro, exclamou: “eu estou realmente preso nessa linguagem? ‘Consciente’? Eu tive ciência do carbono a minha vida toda, é um elemento muito importante!” – disse o televisivo, mostrando como é capaz de chegar tão perto do ponto principal e ainda errá-lo por quilômetros.
‘Carbon-friendly’ não é uma ‘modinha’ do Xbox
O emprego do termo “carbono” não é exatamente novo: segundo este estudo, desde o início da década de 1990, o conceito de “pegada de carbono” vem sendo usado por especialistas para determinar o impacto das emissões de CO2 – um dos gases que compõem o efeito estufa – vindo de várias indústrias.
É fácil pensarmos nisso quando lembramos, por exemplo, da queima de combustíveis para carros, por exemplo – a fumaça do escapamento e tudo mais. É mais difícil lembrar que o mesmo acontece, por exemplo, com o uso de servidores, parques tecnológicos e data centers de empresas.
Isso porque eles têm uma demanda energética muito acima do normal, e consequentemente, eles usam mais recursos para compensar essa demanda. Logo, a agressão ambiental vinda disso também será maior.
E já não é de hoje que as empresas de tecnologia vêm se preocupando com o assunto: “TI Verde” era figurinha carimbada nas capas de revistas e jornais especializados desde antes dos anos 2000 – a HP é um dos exemplos mais famosos com suas impressoras ecologicamente amigáveis. Hoje, a economia de energia permeia a maior parte dos dispositivos: a Samsung montou o corpo do atual Galaxy S23 com partes recicladas, por exemplo.
E nisso, entra a Microsoft: na atualização do Xbox, os downloads feitos em horários de menor congestionamento de banda serão terminados mais rapidamente, com menor consumo de energia. De uma forma prática: de madrugada, a maior parte das pessoas estará dormindo, com luzes apagadas e sem usar a rede, consequentemente levando a maior estabilidade, maior velocidade e menor tempo de gasto.
E ainda ajuda a economizar uns trocados já que, independente da afinidade política, “pagar a conta da luz” é algo que todos nós temos que fazer, então quanto menos, melhor.
Em outras palavras: não tem nada a ver com ideologia política, mas sim com uma praticidade de uso que acontece de ser mais bacana com a natureza. Mas a Fox News adorou dedicar três ou quatro programas de sua grade para dizer como a Microsoft “quer recrutar nossas crianças para a agenda dos ambientalistas”.
De qualquer forma, a atualização tem outras benesses também: com ela, você consegue controlar o Xbox por meio dos dispositivos Google Home para casas inteligentes, além de esconder a arte dos jogos no menu principal para uma melhor visualização.
E, se no meio do caminho você conseguir salvar uma ou duas árvores com downloads mais amigáveis ao meio ambiente, de repente isso também é uma coisa legal de se fazer…
Créditos: TecMasters