Uma experiência um pouco inusitada e extremamente rara aconteceu com uma mulher na França. Ela foi atingida por um meteorito enquanto tomava um café. Os fragmentos do objeto coletados pesam cerca de 110g e chamaram a atenção da comunidade científica.
“Ouvi um grande ‘Poom’ vindo do telhado ao nosso lado. No segundo seguinte, senti um choque nas costelas. Achei que era um bicho, um morcego!” – a mulher, que não foi identificada, relatou isso à agência de notícias local. “Achamos que era um pedaço de cimento, aquele que aplicamos nas cumeeiras. Mas não tinha a cor.”
Os meteoritos
Meteoritos são pedaços de rocha e metal que vêm do espaço e caem na Terra. Eles sobrevivem ao atrito com a atmosfera, que gera altas temperaturas e desgaste. Eles podem ter origem em asteroides, cometas, planetas ou outros corpos extraterrestres. Existem diferentes tipos de meteoritos, como rochosos, metálicos ou mistos.
Leia também: Cientistas estão utilizando Inteligência artificial para observar mudanças na atividade cerebral
Os meteoritos são importantes para a ciência porque podem revelar informações sobre a origem e a evolução do Sistema Solar. Alguns meteoritos são fragmentos de Marte ou da Lua e podem conter vestígios de água ou vida. Outros meteoritos são formados por material primitivo que não sofreu alterações desde a formação dos planetas.
Os meteoritos podem ter desde o tamanho de um grão de areia até vários metros de diâmetro, com peso que chega a dezenas de toneladas. O meteorito mais pesado já encontrado tem 60 toneladas e está localizado na Namíbia². Os meteoritos podem causar impactos na superfície terrestre, formando crateras ou provocando danos ambientais. Um exemplo famoso é o meteorito que atingiu a Península de Yucatán há 65 milhões de anos e causou a extinção dos dinossauros.
Você sabia que os meteoritos também podem ser encontrados em outros planetas ou luas do Sistema Solar? Por exemplo, existem evidências de que Marte foi atingido por muitos meteoritos ao longo da sua história. Isso mostra que os meteoritos são fenômenos universais e fascinantes!????
Mas voltando à também fascinante história da mulher atingida por um meteorito enquanto tomava café; O primeiro caso confirmado de um meteorito atingindo diretamente uma pessoa ocorreu nos Estados Unidos há quase 70 anos. Isso é tão raro quanto chocante. É como ganhar na loteria.
Depois de ser atingida pela pedra, a francesa levou-a um carpinteiro para ser examinada. O carpinteiro alegou que não era feito de cimento, mas parecia um meteorito. Ela então mostrou o misterioso objeto ao geólogo Thierry Rebmann.
O geólogo disse ao jornal local que a rocha parecia conter uma mistura de ferro e silício e poderia ser um meteorito. No total, todos os pedaços do meteorito que foram recuperados têm uma massa total 110 gramas.
Créditos TecStudio