Amante da aviação ou não, você pode se impressionar com a tecnologia utilizada em Turbinas de Avião. Uma ‘Mini Turbina’ desenvolvida com peças geradas em impressora 3D, vai te deixar completamente fascinado.
O motor a jato, chamado de Turbina, é uma invenção milagrosa que tem empurrado o mundo para a frente de muitas maneiras. Quase tudo se beneficiou do motor a jato utilizado em Aeronaves; pesquisas científicas, indústria, comércio e aviação militar.
Geralmente, estes motores maciços são construídos em fábricas, mas aqui, nós encontramos um motor a jato miniaturizado de General Electric feito de uma impressora 3D e que funciona de forma convincente com os modelos originais.
Veja também:
Airbus A380 começa a trafegar no Brasil
A Mini Turbina
O projeto tem 100mm de diâmetro externo, com 18 lâminas em seu interior que fazem a refrigeração do motor. O diâmetro interno é de 34mm.
Internamente, um motor reversível com um sistema completo para tradução de capuz, porta bloqueador e cascatas. Foi utilizado um NTM 1400kv.
Feita a partir da impressora 3D “Prusa i3“, a turbina foi construída de forma quase que idêntica, e tem propulsores reversos totalmente funcionais.
Este é um ótimo brinquedo para se ter em casa, mas só funciona para gerar vento, uma vez que, não é capaz de botar quaisquer objeto para voar. Também não recomendamos que utilize esta Mini Turbina como ventilador.
O barulho é idêntico ao barulho de Turbinas reais, no entanto, é mais baixo. Os vizinhos podem reclamar um pouco de seu gerador de ventos.
Preço e disponibilidade
Essa brincadeira custou “pouco”, algo em torno de US$ 400 (aproximadamente R$1240). Se você achou isso um pouco salgado, é melhor conferir o preço de um motor a jato, peça de maior valor na construção de uma Aeronave, chegando a custar milhões de dólares.
Os criadores não disponibilizam a Mini Turbina para venda, mas é possível que em breve eles façam modelos em produção, se tratando de uma gigante como a General Eletric.