Tecnologia

Microsoft integra ChatGPT ao PowerPoint e outros apps do Microsoft 365

Nesta quinta-feira (16), a Microsoft realizou o The Future of Work with AI para apresentar as possibilidades que a companhia enxerga quando o assunto é produtividade e inteligência artificial (IA). A boa nova? Graças ao ChatGPT, agora você poderá contar com a IA para fazer as apresentações de slides do PowerPoint para você.

Durante o evento, que aconteceu de forma online, a companhia apresentou o Microsoft 365 Copilot ou como eles chamaram: “o seu copiloto para o trabalho”.

“Pela primeira vez nós temos acesso à uma IA que é ao mesmo tempo tão poderosa quanto empoderadora”, afirmou Satya Nadella, CEO da empresa, na apresentação.

Ainda de acordo com o executivo, a nova geração de IA vem para livrar trabalhadores do mundo a melhor performarem em suas tarefas cotidianas e a se livrarem do árduo trabalho monótono e repetitivo.

Veja também: o que é o ChatGPT, como funciona e tudo o que você precisa saber sobre a IA do momento

“Hoje, embarcamos em uma jornada para redescobrir a ‘alma’ do trabalho”, complementou Jared Spataro, vice-presidente corporativo do núcleo de Modern Work & Business Applications da Microsoft.

Spataro explica que o Copilot é uma combinação de modelos de linguagem com as aplicações do Microsoft 365 da empresa e o Microsoft Graph (uma API da empresa que possui dados e inteligência, permitindo que desenvolvedores integrem suas criações às aplicações da suíte do 365).

Assim, não apenas o PowerPoint será afetado pela chegada do recurso, mas também todos os apps de produtividade da companhia como Excel, Word, Teams, Outlook e o novo Business Chat — que funciona como um “assistente virtual” e pode navegar e integrar dados do usuário dentro da suíte, como agenda, e-mails, documentos, contatos e outros.

ChatGPT e as possibilidades para o Power Point

Acho que eu não sou a única a acreditar que usar o PowerPoint fazer apresentações pode ser tão maravilhoso quanto desafiador — especialmente se o seu nível de experiência em design básico é igual a zero.

Por isso mesmo, contar com uma IA para fazer o trabalho árduo de pensar em uma forma bonita de apresentar um texto pode ser uma boa para muitos.

Mas como funciona? O vídeo abaixo explica com mais detalhes, mas basicamente o usuário poderá dar um comando ao Copilot para realizar a tarefa.

Imagem: reprodução/Microsoft

Usando uma espécie de “chat” integrado ao software, o usuário pode escrever, por exemplo, “crie uma apresentação baseada no arquivo ‘xyz’” para a IA entrar em ação. Nesse exemplo, “xyz” se refere a um arquivo o qual o usuário pode selecionar dentro dos dados salvos no Microsoft 365.

A partir da primeira criação, é possível pedir alterações na apresentação para, por exemplo, deixá-la com mais ilustrações, ou mesmo com animações.

De acordo com a empresa, o Copilot também utiliza os dados do documento selecionado (no caso, o “xyz” acima) para criar notas de apresentação.


Créditos: TecMasters