Todo empreendedor sabe dos desafios e batalhas diárias que enfrenta para ter um negócio próprio. É imprescindível ter coragem, além de todo o conhecimento técnico, para navegar neste universo. Mas é preciso uma dose extra de determinação quando quem está à frente de um empreendimento é uma mulher. Para elas, o caminho reserva alguns desafios a mais. Preconceito, desconfiança, machismo. É comum encontrar empreendedoras que relatem situações em que sua inteligência e capacidade foram colocadas em dúvida.
Apesar disso, a quantidade de mulheres que criam suas empresas não para de crescer. Uma pesquisa do Sebrae de 2014 mostrou que 51,2% dos empreendedores do Brasil são mulheres. No Centro-Oeste do país, o percentual é maior que a média nacional: 58,6% das empresas pertencem ao sexo feminino.
Uma pesquisa organizada pela Rede Mulher Empreendedora, com quase 1400 mulheres em território nacional, traçou um perfil da empreendedora brasileira e mostrou que, apesar dos avanços, um dos principais obstáculos que a mulher enfrenta ainda é a falta de contribuição familiar na divisão de tarefas domésticas. O relatório conclui que a relação da mulher com o empreendedorismo ainda parece ser mais uma necessidade do que opção.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a escola de empreendedorismo e insights meuSucesso.com vai realizar uma Live Class especial sobre mulheres empreendedoras. O evento contará com a participação de Adriana Moraes, jornalista e coordenadora de produção do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Luzia Costa, empreendedora e fundadora do Grupo Sóbrancelhas e Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora.
Gratuita, a aula online acontece no dia 9 de março, quinta-feira, às 21h. Para assistir, basta se cadastrar gratuitamente pelo link meusucesso.com/live. As Live Class são aulas do meuSucesso.com que têm por objetivo transmitir, ao vivo, conhecimento a partir de conversas e debates sobre temas relacionados ao empreendedorismo e gestão de negócios.