Levantamento feito pela VTEX, empresa líder em tecnologia para o comércio eletrônico e pioneira na comercialização de software como serviço (SaaS), mostra que mesmo em ano de crise as vendas durante o Black Friday aumentaram 54% em relação ao evento de 2015, transacionando mais de 379 mil pedidos apenas nas 24 horas da sexta-feira do Black Friday.
A análise foi realizada com base nas 2.000 lojas online que utilizam a tecnologia VTEX e juntas representam 13% dos varejistas online do Black Friday no Brasil. De acordo com a companhia, a quantidade de pedidos por minuto das lojas foi de 586, alta de 1.300% na comparação com um dia normal.
O relatório mostra que as lojas receberam mais de 13 milhões de visitantes, quatro vezes mais que o tráfego de uma sexta feira normal. Para exemplificar, é como se toda a população da cidade de São Paulo tivesse acessado a plataforma da VTEX, por meio das lojas online, em um único dia.
Somente no horário de pico, por volta das 00h30 de sábado, os sistemas registraram 180 mil visitantes simultâneos em todas as lojas.
Um dado importante mostrou que algumas categorias, como por exemplo pet shop, que até ano passado não participava da data, neste ano teve uma participação expressiva no número de lojas virtuais do segmento. Esse movimento mostra a força que a data se tornou nos últimos anos.
Como já visto no ano passado, os varejistas estão cada vez mais espaçando a comemoração, como por exemplo o Black Week. Entre os dias 21 e 28 de novembro, registrou 63 milhões de visitas, um aumento de 377%. Já o número de pedidos na semana superou 1.1 milhão (alta de 52%). Fazendo outro paralelo, o número equivale à população total dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A conversão média, que é o indicador de visitantes versus a quantidade de pedidos realizados, de todas as lojas ultrapassou 3%, mais que o dobro da média de mercado em um dia normal. Algumas lojas viram suas conversões superarem 10%. Em apenas 1 hora, 21 mil pedidos já tinham sido realizados.
Diversas lojas apresentaram crescimento superior a 100% comparado com o Black Friday do ano anterior, e algumas tiveram aumento superior a 500%. As lojas de maior destaque da VTEX realizaram mais de mil pedidos por hora.
Segundo Geraldo Thomaz, sócio fundador da VTEX e responsável pela área de desenvolvimento, esses números só são possíveis pois a infraestrutura cloud montada pela empresa garante a elasticidade do sistema e a escala necessária para crescimentos de mais de 100 vezes a de um período normal”.
Para Rafael Forte, sócio diretor e responsável pelo escritório de negócios da VTEX em São Paulo, os benefícios do modelo de software como um serviço são inúmeros, mas a VTEX é uma das únicas empresas que possuem no mundo o verdadeiro modelo de Cloud Commerce para empresas de grande porte, garantindo contínua melhora e evolução do sistema. “A tecnologia VTEX, voltada para aumento da conversão, proporciona que o cliente tenha aumento real nos principais indicadores da loja virtual”, afirma.
Presente em 16 países, a VTEX encerra o ano com mais de 2.000 clientes – somente neste ano foram mais de 400 novas empresas – e 300 parceiros espalhados por todo mundo.