Geek

Mercado Livre anuncia mudança na reputação para vendedores; ‘verde’ ficará mais difícil

Escrito por Paulo Carmino

Ainda no ano passado, o Mercado Livre realizou mudanças radicais nas variáveis de reputação para vendedores que utilizam a plataforma, pegando muitos deles de surpresa. Essas mudanças contribuíram para reduzir o número de problemas entre vendedores e compradores, uma vez que “obrigou” aos colaboradores em atender bem e evitar erros.

Nesta semana, a plataforma anunciou que vai alterar de 5 para 3% a porcentagem de reclamações para que o vendedor continue com reputação verde. Os também pacotes não devem ter mais que 15% de atrasos.

Antes disso, a reputação era calculada com base nas opiniões dos usuários, que precisavam, também, confirmar o recebimento dos produtos para total conclusão da negociação.

Com as mudanças do ano passado, os vendedores que obtiverem mais que 5% de reclamações, considerando os últimos meses ou o número mais expressivo de vendas, ficará com a reputação amarela, independente da opinião dos usuários.

Além disso, o Mercado Livre também considera o tempo de entrega das mercadorias. Aos vendedores que não a fizerem em até 24 horas nas agências dos Correios e transportadoras e alcançarem 20% de atraso nas encomendas, ficarão com a reputação em amarelo ou vermelho, caso tenha também mais que 5% de reclamações.

Imagem: Reprodução Mercado Livre – Vendedor com 25 vendas e 1 reclamação terá a reputação amarela após mudanças, mesmo com todas as opiniões positivas e reclamação resolvida.

Mudança divide opiniões

Embora a novidade possa ser positiva para os compradores, ao vendedores, pode ser mais dor de cabeça.

Para ter uma reputação amarela com o novo sistema do Mercado Livre e suas variáveis em 5 e 20%, para reclamações e envios, respectivamente, o vendedor precisa ter apenas uma reclamação e quatro atrasos em 20 vendas.

Já considerando as novas mudanças que devem entrar em vigor no final de março, com 3 e 15%, respectivamente para reclamações e envios, o vendedor não poderá ter uma reclamação em 34 vendas, tão pouco atrasar 6 de suas trinta e quatro vendas.

Com essa mudança, vendedores menores podem ter dificuldade de manter uma boa reputação na plataforma, o que, por conseguinte, derruba as vendas, uma vez que grande parte dos usuários consideram a reputação verde como critério principal para efetuar a compra.

Comentários


Editor

Felipe Victor

Apaixonado por tecnologia e todas as suas atribuições ao conhecimento e desenvolvimento humano.


Outras notícias parecidas


Mais notícias sobre Mercado Livre

Sobre o Autor

Paulo Carmino