Negócios

Melhorar os ambientes pode ser o que falta para sua empresa crescer em 2017 – por Priscilla Bencke

Todo o início de ano é momento para repensar o seu negócio, estudar o mercado, otimizar processos, criar metas e estratégias para fazer a sua empresa (finalmente dessa vez!) deslanchar nos próximos 12 meses.

Entra ano e sai ano e é sempre a mesma coisa! Mas e aí, tem dado certo para você?

Poucos são aqueles que conseguem analisar de forma realmente global o seu negócio incluindo, também, os ambientes onde você e seus colaboradores trabalham.

É esta questão eu quero abordar.

A regra é a mesma para qualquer empresa: se seus resultados dependem de pessoas, seres humanos, é fundamental analisar tudo o que impacta na produtividade delas. É aqui que incluo a arquitetura dos espaços. Pesquisas da área da neurociência já demostram que existem inúmeras influências externas, percebidas através do espaço físico, que impactam diretamente na performance profissional.

Vou dar alguns exemplos:

Você sabia que as cores das paredes do seu escritório podem estar deixando os profissionais mais ansiosos, prejudicando a produtividade?

Segundo Antônio Lavareda e João Paulo Castro, autores do livro Neuropropaganda de A a Z, cada cor ativa uma região específica do nosso cérebro e isso provoca uma determinada reação. Enxergar uma parede com a cor vermelha, por exemplo, ativa a região da amígdala cerebral, parte do cérebro relacionada ao nosso comportamento mais primitivo de lutar ou fugir. É a nossa defesa biológica e quando ativada nos deixa em estado de alerta, tensão e ansiedade, elevando a pressão arterial e dificultando a produtividade no local de trabalho.

Você sabia que ter plantas e elementos naturais no escritório estimulam a criatividade nos profissionais?

Esse foi um dos resultados obtidos na pesquisa mundial “O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho” (nome original: “The Global Impact os Biofilic Design in the Workplace”), divulgada pela Human Spaces. Mais de 7.600 profissionais, de 16 países, incluindo o Brasil, demostraram um aumento de 15% na sensação de bem-estar e criatividade durante suas atividades.

Esses são alguns exemplos do impacto do ambiente no comportamento daqueles que são os responsáveis pela produtividade e, consequentemente, pelo crescimento da sua empresa.

Que tal então dar uma olhada em seu escritório no início deste ano para analisar o que pode ser feito (de forma rápida e econômica!) e utilizar o espaço físico como uma ferramenta para deslanchar o seu negócio?

Proponho abaixo três sugestões rápidas e realmente eficientes:

  1. FAÇA UMA BOA ORGANIZAÇÃO E MANTENHA O AMBIENTE EM ORDEM

A ideia aqui não é simplesmente deixar com uma boa aparência, mas tornar os processos ainda mais eficientes e evitar a perda de tempo procurando algo no meio da bagunça. Afinal, tempo é custo!

Aproveite o início do ano para descartar tudo aquilo que não precisa mais ser armazenado e defina locais específicos para cada material. É importante incluir mobiliários de armazenamento que possibilitem guardar seus documentos de forma segura e organizada. Segundo pesquisas alemãs (mestres em organização!) a forma mais eficiente e rápida de guardar documentos ainda é em pastas suspensas. Invista neste tipo de armazenamento, com gaveteiros móveis ou armários com espaços para pastas suspensas.

  1. INCLUA ESPAÇOS DE DESCOMPRESSÃO PARA SEUS PROFISSIONAIS

É importante lembrar que somos seres humanos e não máquinas e por isso, por mais mecânico que sejam os processos, é interessante estimular também momentos de relaxamento para que os profissionais se tornem ainda mais produtivos.

E para isso não são necessários altos investimentos! Um pequeno espaço, com assentos confortáveis (sofás ou pufes), além de um apoio para café e água, já são suficientes!

Para deixar o ambiente mais descontraído, pinte uma das paredes com tinta preta fosca ou adesivo de parede do tipo lousa, deixe à disposição um pote com giz e estimule a imaginação deixando seus colaboradores livres para escreverem mensagens ou desenhos animados.

  1. ESTIMULE UM TRABALHO MAIS SAUDÁVEL COMEÇANDO PELO CORRETO POSICIONAMENTO DOS MONITORES

Saúde no ambiente de trabalho é um assunto sério e que conta com inúmeras normas de ergonomia que devem ser seguidas. É importante ter em mente que ninguém pode trabalhar sentindo dor, pois além de não produzirem como deveria, se corre o risco de causas trabalhistas inesperadas. Por isso, pequenas atitudes podem demonstrar a sua preocupação com a saúde e ainda estimular uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Observe como seus colaboradores trabalham nos computadores. É realmente importante que não forcem o pescoço utilizando notebooks ou monitores baixos.

A recomendação é que a parte de cima do monitor fique alinhado horizontalmente com os olhos. Normalmente suportes que elevam a altura dos monitores já são suficientes para se atingir essa posição e caso sejam utilizados notebooks, além dos suportes, devem ser oferecidos teclados e mouses externos.

Essas são algumas estratégias rápidas de serem colocadas em prática e que contribuem para a produtividade de sua empresa.

Não feche os olhos para o seu ambiente de trabalho, observe tudo aquilo que pode impactar no crescimento de sua empresa durante esse ano!

Desejo muito sucesso e crescimento para as empresas em 2017!

 

LR_0022_16122015 - CópiaPRISCILLA BENCKE

Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/ Gepr. BüroEinrichterin), Consultora internacional de Qualidade em Escritórios (Quality Office Consultant), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities.

É responsável pela Bencke Arquitetura, com mais de 50.000m² de área projetada, atuando nas áreas de consultoria, projeto e execução, para empresas que buscam a produtividade através do bem estar e da qualidade de vida. Fundadora do conceito QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces onde desenvolve conteúdo online, palestras e cursos, assim como consultorias e projetos para empresas e empreendedores.  É colunista da seção “Work Decor” na Revista Bendita, versão impressa e digital. Atua, de forma voluntária, como embaixadora da Escola de Você e da Rede Mulher Empreendedora em Porto Alegre e participa, frequentemente, de eventos de desenvolvimento humano e empreendedorismo.

Sites: http://www.benckearquitetura.com.br/  e  http://www.qualidadecorporativa.com.br/

Email: contato@qualidadecorporativa.com.br

 

Share Button