Negócios

Medicamentos genéricos no Brasil passam por testes no programa de TV Fantástico

Na noite de 30 de janeiro, no programa dominical Fantástico, foi apresentado um teste de avaliação comparando medicamentos genéricos e os fabricados pelas marcas. O objetivo era mostrar a eficácia dos genéricos e se os mesmos estavam adequados às normas gerais que regulamentam este setor.

O estudo investigou os 3 princípios ativos mais consumidos no país em 2015, produzidos por 9 laboratórios que fabricam 15 dos remédios mais vendidos no Brasil e o resultado trouxe algumas surpresas.

Os remédios testados por um laboratório habilitado pela Anvisa foram Losartana Potássica, remédio para pressão alta, Dipirona Sódica, para dor e febre e Citrato de Sildenafila, para disfunção erétil. Os parâmetros de qualidade foram os remédios originais e os mesmos exigidos para se registrar um medicamento genérico. O desvio dos princípios ativos aceitos eram de 5% a mais ou menos.

Na dipirona, o genérico da Neoquímica não foi aprovado, pois apresentou 92,5% de eficácia, quando o limite seria de 95%. A Anvisa realizará novos testes com a marca e seus representantes.

A Losartana, que é um vasodilatador para pacientes com pressão alta, trouxe polêmicas. Metade das marcas testadas apresentaram resultados fora da referência. Alguns não foram liberados no organismo da forma correta, deixando o paciente desprotegido por não ter o que necessita no organismo. A polêmica aconteceu porque as empresas disseram ter métodos próprios, aprovados pela Anvisa, que também defendeu as marcas. Outra marca também apresentou menor quantidade de princípio ativo necessário, mas declarou que a Anvisa também aprovou sua metodologia própria.

Para assistir matéria completa e os resultados dos testes  direto do site da TV Globo, clique aqui.

Share Button