Negócios

Marcus Lemonis dá 10 super dicas sobre negócios:

Escrito por Vinnícius Lopes

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1. Comece a planejar com antecedência

Se você estiver apenas começando a pensar no fim do ano, você já está atrasado. Lemonis diz que as pequenas empresas devem começar a planejar pelo menos com uma antecedência de 6 meses. Se você tiver uma pequena empresa, você deve, pelo menos, começar a trabalhar no seu estoque 90 dias antes. Portanto, mova-se e rapidamente.

2. A época natalina é o momento para fazer estoque e não para liquida-lo

Muitas pequenas empresas falham porque elas pensam que esta é uma grande oportunidade para livrar-se de tudo que está no estoque, ao invés de dizer que “esta é uma grande oportunidade para entrar no preto (lucro) e ganhar dinheiro”. Lemonis recomenda pensar nesta época não como o fim de um exercício fiscal, mas como o início de um novo ano fiscal, bem estocado e com as melhores ofertas para os compradores desta época do ano.

3. Garanta o seu capital de giro

Você já ouviu isto um milhão de vezes: “Você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro”. E nesta época do ano isto é verdade. Lemonis diz que, frequentemente, pequenas empresas entram nesta temporada sem o capital de giro necessário para lucrar com os compradores. Portanto, garanta a sua linha de crédito ao entrar em novembro.

4. Na dúvida, contrate pessoal

Marcus diz que você deve estar preparado para contratar alguns funcionários temporários. Isto é melhor que chamar cada amigo, parente, etc. apenas para cobrir o caixa. Para as pequenas empresas que ainda não souberem bem o que esperar, é melhor ter algum funcionário a mais durante os períodos mais fracos do ano do que clientes que não foram capazes de comprar quando a loja ficou cheia. Um cliente insatisfeito tem poucas chances de voltar.

5. Contrate funcionários que irão aparecer

Você receia contratar gente sem muita experiência? Marcus sugere que não tenha medo. No caso de temporários, Marcus diz que o profundo conhecimento dos produtos é menos importante que ser um entusiasta e ser confiável. Ele também diz que odeia dizer isto, mas, que prefere contratar mulheres que homens, principalmente porque ele tem certeza que elas vão aparecer. Aqui não se trata de gênero sexual, trata-se de encontrar pessoas nas quais você possa confiar. Lemonis sugere procurar entre os clientes aqueles que iriam adorar receber um desconto de funcionário, ou perguntar a algum dos atuais funcionários se eles têm amigos ou parentes que gostariam de um trabalho temporário.

6. Organize as suas informações e dados

Se você coletou dados e informação sobre o seu pessoal, as horas e as vendas do ano passado, este ano será mais fácil. Ao contrário, se não coletou e organizou as suas informações, um erro comum das pequenas empresas, agora é o momento de começar. Assim, no ano que vem você não terá que lidar novamente com o desconhecido.

7. Fuja da Black Friday

Há uma tendência de copiar a famosa Black Friday das mega marcas. Se os descontos de preços funcionam bem para marcas como a Walmart, eles devem funcionar para as pequenas empresas, certo? Errado, diz Lemonis.

Não faça grandes descontos na Black Friday se você não puder garantir que poderá recuperar o seu dinheiro em outros produtos.

8. Comemore o sábado dos pequenos negócios

Foque no sábado dos pequenos negócios. Se você tiver boas ofertas a fazer, ou se quiser organizar eventos para atrair clientes para a sua loja, faça-o no sábado dos pequenos negócios.

“Eu acho que as pessoas têm agora um sentimento no sentido de apoiar as pequenas empresas do bairro”, diz Lemonis.

9. Ao invés de descontos ofereça grandes experiências

Pense em experiências originais que você puder oferecer aos seus clientes. Presentes para as crianças ou um café grátis podem atrair grandes multidões, e você agrada as pessoas sem reduzir o seu lucro.

10. Comece a pensar no ano que vem

Aproveite para coletar informação sobre os novos clientes, para que você possa atingi-los no ano seguinte, tais como nome, número de telefone, endereço de e-mail, etc. Envie cupons com ofertas para lembrar aos seus clientes que a sua pequena empresa continuará aberta.

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Sobre o Autor

Vinnícius Lopes