O Desonelator é uma máquina individual capaz de dessalinizar a água do mar, deixando-a potável e ideal para o consumo humano. A tecnologia foi desenvolvida por um grupo que conta com engenheiros indianos e ingleses e está em busca de financiamento coletivo para que seja produzida em larga escala.
O equipamento se diferencia por seu tamanho. Já existem grandes sistemas capazes de retirar o sal da água, mas, por sua praticidade, esta opção leva a solução para qualquer lugar, até mesmo aos locais mais remotos e de difícil acesso.
A falta de água potável não é um problema do futuro. Atualmente, segundo a ONU, metade da população mundial vive em áreas com escassez de água. Além disso, a falta de saneamento básico também afeta a qualidade dos mananciais.
O Desonelator surge como uma solução para este problema. Inicialmente o equipamento está sendo comercializado por US$ 479. Os fabricantes consideram este um baixo custo, já que a vida útil do sistema é de, pelo menos, 20 anos e ele requer apenas manutenção básica durante todo este período.
Para que ele seja acessível às regiões mais carentes ou afastadas, a máquina é equipada com placas fotovoltaicas, que fornecem toda a energia necessária para o seu funcionamento, independente das redes de transmissão.
Foto: Divulgação
De acordo com os criadores, em um dia de sol, é possível desslinizar até 15 litros de água por dia, que podem ser consumidos imediatamente, sem a necessidade de filtros ou elementos químicos para a retirada de poluentes.
Para saber mais ou apoiar este projeto, clique aqui.
Redação CicloVivo