Negócios

Maestro João Carlos Martins rege orquestra de materiais reciclados em SP

O show gratuito acontecerá em São Paulo no próximo feriado (20) e contará com a presença da bateria Vai-Vai e o cantor Arnaldo Antunes.

Após engajar mais de 50 mil alunos da rede pública de ensino com oficinas de música e reciclagem, o projeto Reciclar é Show, da Tang, chega à reta final com um show de única apresentação da instituição vencedora, a escola EMEB Professor Otílio de Oliveira, de São Bernardo do Campo, em São Paulo, juntamente à Orquestra Bachiana e regência do maestro João Carlos Martins.

O show contará com a participação especial da bateria da escola de samba Vai-Vai, que entra no clima sustentável da iniciativa e se apresenta pela primeira vez utilizando apenas instrumentos musicais feitos a partir de uma resina produzida com embalagens de Tang. A apresentação terá ainda o cantor Arnaldo Antunes, interpretando composições e poemas inéditos, e a orquestra de Cateura – criada em um lixão no Paraguai. 

“A marca acredita que as crianças são capazes de transformar o mundo ao usar a reciclagem como uma ferramenta divertida, engajando amigos e familiares. E o show é o resultado de todo este trabalho da marca em parceria com as crianças”, afirma Theo Vieira, gerente de marketing de Tang.

João Carlos Martins também se mostrou bastante empolgado com o evento, afirmando que está ansioso para mostrar o trabalho realizado. “Ao ser apresentado ao projeto, descobri mais um sonho pessoal que precisava ser realizado. Aceitei o desafio e hoje, após mais de cinco meses de trabalho intenso, vejo o quão importante foi ter participado da iniciativa e ajudado a educar os futuros cidadãos deste país com a música, que é a minha grande paixão”, diz o maestro.

O evento acontece na próxima quarta-feira (20), no Teatro Bradesco (Shopping Bourbon), em São Paulo. Mas, é preciso retirar o ingresso gratuito na bilheteria, no mesmo dia do evento, a partir das 12 horas. Eles serão distribuídos por ordem de chegada aos interessados e, ao todo, 500 lugares estarão disponíveis para o público.

O Teatro Bradesco está localizado na Rua Turiassu, 2100 – 3° Piso. As oficinas terão início a partir das 14h e o show às 16h.

Muito mais que um show

As crianças presentes no evento também poderão participar de duas interações exclusivas antes do show: uma oficina que ensinará os pequenos a produzirem seus próprios instrumentos musicais e o “Cantador de Histórias”, que transformará músicas infantis em versões com temas de reciclagem e sustentabilidade.

Para atrair o público para o show, um “Musicômetro” (engenhoca lúdica de 28 metros quadrados) está instalado próximo a praça de alimentação desde o dia primeiro deste mês e ficará até o dia do show. As crianças que passarem pelo equipamento podem participar de um jogo sobre coleta seletiva, tirar fotos, além de ganhar uma flauta feita a partir de embalagens recicláveis.

O projeto

O “Reciclar é show” envolveu 100 escolas públicas e mais de cinquenta mil estudantes de oito a 12 anos de todo o Brasil. Em cinco meses, eles aprenderam a criar e tocar seus próprios instrumentos. As cinco instituições que mais se destacaram ganharam o prêmio de R$ 15 mil. Após uma votação pela internet aberta ao público, que elegeria as melhores performances da centena de escolas, a grande vencedora EMEB Professor Otílio de Oliveira se apresenta no evento de encerramento do projeto. E a 2° colocada, a instituição E.M. Célida Soares Rocha, de Feira de Santana, na Bahia, ganhará um curso de lutheria com o luthier Fernando Sardo.