Negócios

Loja em SP vende alimentos orgânicos pelo preço do produtor

O negócio se baseia na economia solidária e os produtos são até 200% mais barato do que nos supermercados.

A cidade de São Paulo ganhou recentemente um estabelecimento comprometido em comercializar alimentos orgânicos e artesanatos pelo preço de custo. Inaugurado em maio, o Instituto Chão mescla mercearia e café e garante que tudo é vendido com valor justo, igual ao cobrado pelo próprio produtor.

O princípio do local é oferecer alimentos de qualidade, tendo como base as premissas da Economia Social. A página do Instituto esclarece que o projeto é “uma associação sem fins lucrativos que se movimenta para o aprofundamento da consciência crítica, da democracia e da igualdade de direitos”.

Tudo o que é comercializado na mercearia e no café é orgânico. O Instituto prioriza os pequenos produtores e agricultores familiares, como forma de promover a economia solidária e também garantir a qualidade do que é comercializado.


Foto: Divulgação

Os custos de todo o processo até que o produto chegue às prateleiras estão expostos para que o consumidor tenha acesso a todas as informações. Números referentes à compra, frete e até mesmo taxas de cartão estão disponíveis para quem quiser ver. Esta política garante a transparência no negócio, ao mesmo tempo em que permite aos clientes entenderem quais são as justificativas para o valor do produto.


Foto: Divulgação

Devido ao compromisso com o repasse das mercadorias a preço de custo, o local conta com uma espécie de contribuição voluntária e solidária para a continuidade do programa. Os frequentadores podem se tornar aliados do projeto através de uma mensalidade de R$ 60 ou contribuírem com a quantia que julgarem justa no momento da própria compra. Até mesmo esta arrecadação está exposta e é atualizada diariamente para que todos possam acompanhar.


Foto: Divulgação

O negócio permite que os orgânicos sejam mais acessíveis a qualquer pessoa. Em comparativo produzido pelo portal Terra, os alimentos comercializados no Instituto Chão chegam a ser até 200% mais baratos do que os mesmos produtos vendidos em grandes redes de empórios e supermercados. Mesmo asism, os preços podem ser ainda melhores. “Quanto mais gente estiver comprando dessa forma, mais barato ficarão os custos de logística e os custos fixos em relação ao valor total de vendas, tornando estes produtos acessíveis à maior parcela possível de pessoas”, diz a página do projeto.


Foto: Divulgação

A loja está localizado na Vila Madalena (Rua Harmonia, 123) e funciona de terça a sábado, das 10h às 20h. Por enquanto existe apenas uma unidade do café e mercearia, mas o projeto deve ser expandido, inclusive para os bairros da periferia de São Paulo, como estratégia para levar alimentos orgânicos e sustentáveis a todos.

Clique aqui para acessar a página do Instituto Chão no Facebook.

Redação CicloVivo