Com o lançamento do iOS 26 no início desta semana, o Google lançou o Chrome 141 com novas melhorias visuais chamadas Liquid Glass para iPhone e iPad. Esta atualização introduz uma nova camada de sofisticação na interface do navegador, afetando desde o Tab Grid até os menus de contexto e elementos na parte inferior da tela.
– Publicidade –
Nova estética exclusiva do Chrome para iOS
É importante observar que o Chrome para iOS oferece uma experiência e uma interface bastante diferentes da versão Android. O navegador recebeu a barra de endereço na parte inferior em outubro de 2023 (em comparação com julho de 2025 para Android), além de um Tab Grid e uma folha inferior exclusivos, que agora incorporam o novo visual.
Leia também: Só falta o ‘Liquid Glass’: Imagens mostram que Samsung já trabalha para aproximar One UI do iOS 26
As inovações do Liquid Glass iniciam-se pelo Tab Grid, onde o seletor de Incógnito (sempre visível), as abas e os grupos de abas agora apresentam o novo estilo, com a barra de busca posicionada à esquerda. Os botões de Editar e Concluir também foram reformulados com o mesmo design visual.
Leia também: Novo problema na câmera do iPhone 17 Pro e iPhone Air deixa ‘buraco’ em fotos noturnas
Os menus de contexto foram modernizados, com um novo estilo que elimina o desfoque de fundo, oferecendo uma leitura mais clara e um visual mais atual.
A folha inferior não ocupa mais toda a largura da tela, apresentando cantos mais arredondados, enquanto os itens do menu também receberam essa curvatura. Esse novo design foi aplicado nas Configurações, que agora conta com um novo ícone de Concluir e alternadores atualizados.
O indicador de carregamento das abas também foi reestilizado, agora utilizando o formato de pinwheel do iOS em vez do círculo anterior.
Teclado, atalhos e a ampla adoção do Liquid Glass
O iOS 26 trouxe um teclado com folhas e teclas de bordas mais arredondadas. O Chrome historicamente adicionava uma linha extra ao teclado, oferecendo acesso a busca por voz, Google Lens e teclas como .com e barra. Agora, essa linha aparece como um retângulo flutuante acima do teclado principal.
Ainda não está claro como outros aplicativos do Google irão integrar o Liquid Glass. A rápida implementação no Chrome pode ser específica à interface já diferenciada do navegador. Para a maioria dos aplicativos Google no iOS, uma atualização com o SDK mais recente que introduz o novo teclado pode ser suficiente para adaptações visuais, embora isso ainda não tenha sido observado nas atualizações verificadas esta semana.
O Chrome 141 para iPhone e iPad traz o Liquid Glass como uma mudança visual importante, harmonizando elementos do navegador com o novo design do iOS 26 sem perder as particularidades da versão para iOS. A transformação é ampla e abrange desde o Tab Grid até menus e o comportamento do teclado, criando espaço para que outros aplicativos do Google possam eventualmente seguir essa tendência.
Fonte: 9to5Google
– Publicidade –
