A desinformação é um dos principais problemas da humanidade em função do desenvolvimento da tecnologia e dos meios de informação. Muitas pessoas são reféns desse método caótico de distribuir inverdades e causar danos individuais e coletivos. A desinformação engloba notícias falsas, a negação da informação, teorias da conspiração e várias outras questões.
Nós fizemos uma linha do tempo e reunimos eventos em que a desinformação foi pioneira para a tomada de ações.
EUA fora do acordo de Paris
Por acreditar que o aquecimento global não passa de especulação e pelo fracasso na tentativa de um novo acordo, Donald Trump anuncia a saída dos EUA do acordo de Paris.
Processo eleitoral turbulento no Brasil em 2018
Com a disseminação de notícias falsas, o processo eleitoral do Brasil foi bastante turbulento e ganhou destaque no mundo. Há hipóteses de que a eleição do atual presidente Jair Bolsonaro pode ter sido influenciada com a distribuição de notícias falsas.
Crença de baixo desempenho e balbúrdia nas universidades públicas
Por acreditar que as universidades públicas tem baixo desempenho, embora indicadores dizerem o contrário, o governo cortou gastos e reduziu o orçamento das universidades federais.
Adeptos ao terra planismo crescem em meio à desinformação propaganda na internet
Com a incidência maior de vídeos resultantes da teoria do terra planismo, mais adeptos surgem na internet mesmo com a comunidade científica negando qualquer possibilidade de que a terra não seja esférica.