PET

Leonberger: conheça essa raça canina alemã

Escrito por Escobar Dog

Vamos conhecer outro amigo peludo muito peculiar e que vem da Alemanha, o leonberger. Um enorme cão de pelos longos que nasceu do cruzamento de grandes raças. Gostaria de saber mais sobre ele?

Tudo o que você precisa saber sobre o leonberger

História

Este cão, assim como muitos outros cuja origem exata é desconhecida, tem sua aparição datada de tempos muito remotos. E não podemos falar sobre o leonberger sem falar do mastim tibetano. O mastim se originou na Cordilheira do Himalaia e foi uma parte importante no desenvolvimento da raça, já que o Leonberger foi um de seus descendentes.

No ano de 1844, havia registros escritos que definiam muito bem as características de um dos descendentes do mastim tibetano. Essas características coincidiam perfeitamente com as do leonberger. Portanto, isso deixa claro que o leonberger vem do mastim tibetano, possivelmente misturado com raças como São-Bernardo ou Terra-Nova.

É também conhecido que suas origens provêm da cidade alemã que possui quase o mesmo nome, Leonberg. Em 1625 já havia registros de alguns espécimes da raça Leonberger na Áustria. Um fato histórico é que Maria Antonieta teve um que media um metro de altura.

Mais tarde, o leonberger seria o cão preferido nas cortes imperiais da Áustria, espalhando-se por toda a Europa.

Características gerais

O leonberger é um cão de tamanho grande, muito corpulento e de boas proporções. Os machos podem medir de 75 a 84 centímetros na cernelha, já as fêmeas podem medir de 65 a 75 centímetros. Seu peso varia entre 60 e 75 quilos.

Suas extremidades são musculosas e sua cabeça é muito estreita em proporção ao corpo, mostrando mais profundidade do que largura. Seus olhos possuem um semblante calmo que demonstra ternura e gentileza. Sua cauda e suas orelhas são muito peludas e sempre ficarão caídas.

O Leonberger tem duas camadas de pelo, uma exterior semimacia, grossa e muito longa e uma interior curta, densa e colada à pele. Sua pelagem é ideal para protegê-lo da temperatura. Suas pernas e focinho são curtos, mas o resto do corpo tem comprimento médio. Suas cores podem ser dourada e ruiva, com o rosto preto e marrom.

Personalidade

É um cão tranquilo, algo que se percebe em seu semblante, como já dissemos antes. É inteligente e seguro de si, sendo também muito fiel e dócil, qualidades que permitem adestrá-lo com facilidade. No entanto, devido à sua ternura, seu treinamento deve ser firme e amigável ao mesmo tempo. Ao receber repreensão ou gritos, coisas que não suporta, ele vai se fechar e não aprenderá nada.

É ideal como cão de guarda, já que não tem medo de estranhos e geralmente não gosta muito deles. É um cão leal, pois estará disposto a dar sua vida por sua família se necessário. Se dá muito bem com crianças, pois mesmo que seja como um brinquedo para elas, ele adora receber todo tipo de carícias e mimos.

Cuidados

Devido ao seu tamanho, é necessário que tenha espaço, pois ele precisará praticar uma boa quantidade de exercícios. Não exigirá cuidados especiais, embora seu pelo precise ser penteado com frequência.

De forma geral, é um cão preguiçoso, então você deve “forçá-lo” a exercitar-se ou até mesmo fazer com ele movimentos que ajudem a fortalecer seus músculos.

Devido ao seu grande tamanho, tende a sofrer de displasia do quadriltorção de estômago.

Esse foi o nosso artigo sobre esse cão de origem alemã com semblante afetuoso e personalidade amável. Você gostaria de ter um como animal de estimação?


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog