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Lançamento: Flagrado o novo Citroen C4 Cactus, veja mais detalhes:

Crossover compacto será produzido em Porto Real (RJ) e lançado em 2018

por REDAÇÃO AUTOESPORTE


O Citroën C4 Cactus está em fase final de testes no Brasil. A leitora Isabelle Lopes enviou um flagra feito na rodovia Dutra nas proximidades da fábrica de Porto Real (RJ), onde a PSA (Peugeot-Citroën) fabricará o carro. O lançamento está previsto para o início de 2018 e o modelo nacional já terá o facelift, conforme Autoesporte antecipou.

Chamado pelo nome código F3, o C4 Cactus nacional é o facelift do europeu original, conhecido internamente como E3. O crossover compacto tem C4 no nome, mas é baseado na plataforma compacta do grupo Peugeot-Citroën.

Embora a camuflagem seja forte e repleta de apliques, dá para notar que o carro nacional terá para-choques diferentes – a peça traseira tem olhos de gato em posição baixa. As janelas traseiras basculantes do Cactus feito lá fora também serão dispensadas no modelo fluminense. Por aqui, as janelas terão abertura tradicional. Não é por acaso que a traseira está tão coberta.

A parte frontal aparenta ter um bocão um pouco maior, não será apenas uma questão de novo para-choque. Não sabemos ainda se as mudanças serão aplicadas em parte no carro produzido na Espanha.


Apliques na coluna C também serão oferecidos como opção de personalização. Da mesma forma, o crossover feito em Resende também dispensará os Airbumps, aquelas proteções preenchidas por ar nas portas presentes no Cactus espanhol.

O nacional será mais tradicionalista que o europeu por fora, mas é por dentro? Algumas ousadias como o airbag para o passageiro instalado junto ao teto e o banco “inteiriço” frontal podem ser descartadas em razão da economia de escala.

Conforme havíamos publicado, o motor 1.2 não será aplicado no projeto. Uma motorização menor seria insuficiente e roubaria público do Citroën Aircross, que permanecerá em linha como opção mais em conta. O 1.6 de 118 cv associado ao câmbio automático de seis marchas poderá ser o mais vendido, contudo, colocamos nossas fichas no 1.6 THP flex de 173 cv e 24,5 kgfm de torque.

Se implica em economia de custos por um lado, a economia de escala pode ser boa por outro viés. O lado bom é que o motor 1.6 THP virá com caixa automática de seis marchas, algo que ajudará a viabilizar a adaptação da transmissão no Peugeot 2008, cujo facelift também será lançado em 2018.

Quanto ao porte, o Cactus é compacto. Em relação aos concorrentes, ele só é maior do que o Ford EcoSport sem contar o estepe. O Citroën europeu tem 4,16 metros de comprimento, algo que deve ser um pouco maior por aqui, mas será apenas por conta dos para-choques. Isso não quer dizer que ele será apertado: o entre-eixos de 2,60 m é maior do que o Hyundai Creta (2,59 m) e Jeep Renegade (2,57 m). Por sua vez, o porta-malas leva 358 litros.

 

Fonte: AutoEsporte

Créditos : Autos24h