Negócios

Jovens criam “Uber” para contratação de modelos

Um time de mulheres e homens bonitos dos mais variados tipos, cores e alturas ao alcance por meio de um clique. Até parece um aplicativo de paquera, mas estamos falando do Job for Model, um app para conectar clientes a modelos, sem intermediação de agências.

Revolucionando o setor, assim como o Uber fez com os táxis, a plataforma foi criada pelo administrador e CEO Filipi Russo, o engenheiro Roberto Barros e a modelo profissional e empreendedora Juliane Rudolph, e, contando com  2.400 empresas e 6.700 modelos cadastrados traz vantagens para ambas as partes. No Job for Model, são cobrados apenas 20% sob a contratação, valor bem inferior ao das agências, que costumam cobrar no mínimo 56% sobre o valor total. Com isso, o valor repassado ao modelo é bem maior e as empresas podem pagar menos.

Os profissionais disponibilizados podem ser contratados para recepção de eventos, promoção de vendas ou panfletagem, modelagem para TV, fotografia, passarela, entre outros, nos sexos masculino e feminino, desde o fitness ao plus size. “Os planos incluem trazer outros profissionais do mundo da moda para contratação por meio da plataforma, como fotógrafos, maquiadores e cabeleireiros”, adianta Filipi. Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Filipi Russo, CEO do Job for Model:

Como e quando tiveram a ideia do negócio?

A ideia surgiu em 2014. Eu já vinha acompanhando o desenvolvimento de diversas startups com modelos de negócios inovadores, como AirBnb e Uber, que nos serviram de inspiração. Na mesma época, a Juliane vinha passando por alguns problemas na agência em que estava, como taxas de intermediação abusivas e demora para pagamento de cachê. Nesse momento, percebemos que o modelo de marketplace se encaixaria perfeitamente no mercado de contratação de modelos e promotores de eventos.

Como a experiência de cada um agrega ao negócio?

A Juliane é modelo há mais de 8 anos, e é quem cuida dos aspectos específicos relacionados a moda. O Roberto tem mais de 15 anos de experiência com desenvolvimento de plataformas e sistemas. A minha experiência é voltada para parte administrativa, estratégica e financeira do negócio.

Qual foi o investimento necessário?

Nosso investimento próprio inicial foi de cerca de 40 mil reais. Mas desde o início, já passamos por duas rodadas de investimento. Por fim, recebemos ativos da ACE, da STH Angels, LAAS e Brunel Advisors.

Qual é a dinâmica do negócio? Como ele funciona?

As empresas e os modelos criam um cadastro gratuitamente na plataforma. As empresas, então, criam um trabalho, descrevendo qual perfil de modelo desejam contratar, o tipo de trabalho, cachê e data. As modelos com essa característica se candidatam ao trabalho. Por  fim, as empresas analisam os perfis dos modelos que se candidataram ao seu trabalho e contratam aqueles que acharem que se encaixem no perfil da marca.

Plataforma disponibiliza
Plataforma disponibiliza 6.700 modelos dos mais variados biotipos, do fitness ao plus size. (Reprodução)

Qual é seu diferencial aos concorrentes?

Nós somos muito mais eficientes que as agências de modelos e de eventos. Pela plataforma, é possível contratar as mesmas modelos que trabalham nas principais agências de forma mais rápida, prática, com custo menor e o resultado é melhor.

É mais rápido pois tudo acontece automaticamente pelo sistema e as modelos são notificadas pelo celular. Contratar por uma agência pode levar até uma semana. Pelo site é possível contratar em poucos minutos.

O custo é menor porque a taxa de intermediação é menor. Assim a empresa pode pagar um valor menor para que o mesmo valor chegue para a modelo.

E o resultado costuma ser melhor pois os modelos são constantemente revisados pelos clientes, o que impacta no seu ranqueamento no site e na capacidade deles serem aprovados em jobs futuramente. Com isso, os modelos se preocupam mais e serem responsáveis e profissionais em todos os trabalhos.

Quais são os planos para o futuro?

Queremos trazer outros profissionais para a plataforma. Queremos permitir que as empresas contratem também fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, artistas, especialistas em tratamento de imagem, especialistas em divulgação em redes sociais, empresas de aluguel de estúdio, de desenvolvimento de stands para feiras, etc.

Em seguida, queremos expandir internacionalmente.

Qual sua dica para os empreendedores que estão iniciando carreira?

Acredito que o mais importante no início seja conhecer ao máximo o cliente. Isso vai servir para guiar todas as decisões e direções da empresa. Não adianta ter o melhor marketing e o melhor design se o que você está entregando não é o que o cliente quer.

 

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