Tecnologia

Jovem brasileiro projeta bueiro que evita alagamentos e quedas

O aplicativo vai agregar todas as informações possíveis para que os moradores possam, se necessário, contatar os órgãos responsáveis.

Conectar os bueiros da cidade para prevenção de inundações e quedas acidentais por falta de manutenção é a aposta do jovem Andrei Speridião. A ideia surgiu como um trabalho de conclusão de curso de Design na FAU-USP. Foi um ano de pesquisa e mais um semestre de execução do projeto.

Batizado de “Bueiros Conectados”, o projeto consiste em instalar pequenas caixas – nos bueiros espalhados nas ruas -, capazes de captar informações sobre capacidade, integridade e manutenção de cada um. A população, inclusive, poderá verificar as condições e também acessar o aplicativo por meio do QR code disponível na parte superior do objeto.  

O aplicativo vai agregar todas as informações possíveis para que os moradores possam, se necessário, contatar os órgãos responsáveis. A ferramenta ainda vai disponibilizar gratuitamente a possibilidade de acessar, pelo computador ou smartphone, diversas unidades ao mesmo tempo e denunciar problemas ou irregularidades direto às autoridades.

Casos de enchentes podem ser causados por bueiros obstruídos que deixam de escoar milhares de litros de água da chuva, o que acarreta em perdas humanas, materiais, proliferação de doenças e trânsito. Há também acidentes devido a falta de tampas de bueiros ou, quando têm, estão quebradas e representam risco para pedestres e animais, além de redução da capacidade de escoamento. Ambos os casos são ressaltados pela falta de manutenção preventiva, além de causar prejuízo financeiro. A ideia é reduzir pelo menos esses dois problemas muito comuns nas grandes cidades.

O projeto de Speridião até ganhou o prêmio Idea/Brasil, a versão nacional do IDEA Awards que elege os melhores trabalhos em design. No momento, o designer está em busca de parceiros para tornar o projeto viável.  

Redação CicloVivo