Um usuário do Steam ficou surpreso quando seu computador lhe disse que estava ficando sem espaço de armazenamento. Em muito pouco tempo, meio terabyte foi ocupado adicionalmente e não foi uma instalação não intencional de Call of Duty ou Ark.
O Steam assume o controle do disco rígido
Sob o nome de usuário Top_Order_2533, o jogador afetado compartilhou seu problema no Reddit e postou uma foto mostrando o tamanho do arquivo de texto.
Ele descreve ter recebido uma mensagem de que um PC está ficando sem espaço de armazenamento e descobre que 500 gigabytes foram adicionados em uma hora.
Uma rápida pesquisa em seu sistema Linux traz um arquivo de texto na pasta Steam. O nome do arquivo é cef_log.txt.
Que tipo de arquivo é esse? CEF significa “Chromium Embedded Framework” e é um arquivo de log que a Valve usa desde 2014. É aqui que as mensagens de erro relacionadas ao aplicativo Steam são armazenadas. Muitas vezes há mensagens sobre problemas de rede e conexão.
Nem o usuário em questão nem ninguém do Reddit pode explicar exatamente como isso aconteceu. No entanto, Top_Order_2533 relata que a exclusão do arquivo ainda não levou o Steam a criar um log CEF tão grande novamente.
É muito provável que um erro tenha feito com que um determinado evento fosse registrado repetidamente, fazendo com que o arquivo crescesse.
Um problema do Linux?
No github, outro usuário postou um problema semelhante há cerca de um ano, o que levou a um arquivo com o tamanho de 54 GB. Uma nova instalação do Steam ajudou aqui. O sistema operacional também era Linux.
Em uma postagem do Reddit de seis anos atrás, o problema do arquivo de log excepcionalmente grande também ocorreu em um sistema Linux. Um bug na aceleração de hardware da GPU das visualizações da web do Steam foi encontrado como a origem do erro. A solução foi desabilitar essa configuração.
Não está claro se o problema de Top_Order_2533 está relacionado ao bug de 2019. De qualquer forma, excluir os arquivos não parece causar problemas, mas reinstalar o Steam é uma solução funcional. A propósito, 2,67% dos usuários do Steam usam o Linux como sistema operacional. Os usuários de Mac chegam a 1,77% e o restante prefere jogar no Windows.
Créditos: Clã Cobra