A afirmação pode ser ameaçadora para os desenvolvedores e engenheiros de softwares. Depois de dizer que a inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, vive seu “momento iPhone”, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, foi além e afirmou que a IA – em breve – permitirá que qualquer pessoa se torne um programador de computador.
Como? Assim: o humano diz para uma inteligência artificial o que deseja criar e todos os detalhes esperados e a IA faz toda a parte da codificação da fala humana. Para Huang, o ChatGPT surpreendeu a todos com sua capacidade de simplesmente “executar tarefas e habilidades para as quais nunca foi treinado”.
Assim, o CEO da Nvidia acredita que é, sim, possível usar a tecnologia para traduzir a linguagem humana em códigos de computador. “Ele [ChatGPT] pode ser solicitado em linguagem humana, mas produz Python, produz Cobalt, uma linguagem da qual poucas pessoas se lembram, produz Python para Blender, um programa 3D”, respondeu quando questionado. “É um programa que escreve um programa para outro programa”.
A inteligência artificial e os programas que escrevem programas
“Agora percebemos – o mundo agora percebe que talvez a linguagem humana seja uma linguagem de programação de computador perfeitamente boa”, continuou Huang. “Nós democratizamos a programação de computadores para todos, quase qualquer um que puder explicar em linguagem humana uma determinada tarefa a ser executada”.
Para o executivo, é o primeiro passo em uma “nova era da computação” que será “totalmente revolucionária”. E, ao que tudo indica, esse momento é agora. Recentemente uma IA já contribuiu com 100 designs de semicondutores. O Google também trabalha em uma inteligência artificial para codificar e, ao que tudo indica, está fazendo um trabalho decente.
Via: ExtremeTech
Créditos: TecMasters