Além de conversar “quase” como um ser humano e até criar imagens a partir de comandos de texto, a inteligência artificial (IA) generativa também é capaz de imaginar e completar diálogos e até capas de discos. Entre tantas criações que vem chamando atenção, o trabalho com imagens de álbuns icônicos estão bombando nas rede sociais.
A nova febre se tornou possível graças à uma nova função do Photoshop. A ferramenta “Generative Fill” estreou na versão beta do software de edição de imagens da Adobe na semana passada; com ela, é possível imaginar a “continuação” de imagens.
E usando esse preenchimento generativo por IA, as pessoas estão expandindo o tamanho de obras de arte famosas, revelando obras imaginárias maiores, que vão além das fronteiras das originais.
Essa expansão de imagens é possível devido a um modelo de síntese de imagem proprietário da Adobe, o Firefly – que foi treinado em milhões de obras de arte. Ao ser acionada, a inteligência artificial usa tudo o que sabe sobre outras obras para criar continuações plausíveis da imagem original.
Inteligência artificial por trás das capas de discos
E foi usando essa tecnologia que, por exemplo, o icônico álbum Thriller, de Michael Jackson, se transformou: a IA imaginou o cantor deitado em um piano.
Expanding famous album covers using AI.
(Photoshop generative fill)
h/t to @dobrokotov for this amazing idea!
1. Michael Jackson – Thriller: pic.twitter.com/cgZC1cu5Ed
— Lorenzo Green (@mrgreen) May 29, 2023
Mas a expansão generativa de capas de discos pode ter interpretações ainda mais interessantes, como este feita com a imagem do álbum da Katy Perry, que a revelou deitada sobre um gato cor-de-rosa gigante.
E as capas de discos não foram as única imagens expandidas com o novo recurso do Photoshop. Apareceu nas redes sociais também uma inédita interpretação para a pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. O tweet com a criação já tem mais de 10.000 curtidas…
1. Ever wonder what the rest of the Mona Lisa looks like?
Got @Adobe Firefly to help fill out the background for me with the power of AI
Here’s what the backgrounds of the most famous paintings in the world look like with AI: pic.twitter.com/2nkqESLrE9
— Kody Young / Your AI Interpreter (@heykody) May 26, 2023
Créditos: TecMasters