De Elon Musk a Donald Trump e Angelina Jolie… graças a um artista digital brasileiro especializado em 3D, todos eles foram parar em imagens que remetem a uma realidade bastante conhecida de milhões de brasileiros. Sim, são imagens criadas com inteligência artificial que utiliza o MidJourney como principal ferramenta. Assim, o artista “levou” 30 personalidades para as favelas do Brasil.
Dentre o grupo de celebridades escolhidos para serem “imaginados” na realidade da periferia do Brasil, estão: Lionel Messi, Mike Tyson, o Papa, Snoop Dogg, Sylvester Stallone, Barack Obama, Angelina Jolie, Brad Pitt, Donald Trump, Elon Musk, Keanu Reeves, Morgan Freeman e alguns outros divididos em 3 publicações no Instagram (@arteficialismo), com 10 imagens em cada post.
Juntos, os posts já somam quase 25.000 curtidas e mais de 440 comentários.
Inteligência Artificial quebrando barreiras da arte
A inteligência artificial ganhou novos moldes e usos nos últimos anos, em especial na parte de criação artística e o Midjourney não é o único responsável por essa mudança.
Isso fica claro com iniciativas como o já mencionado DALL-E, um algoritmo que permite, dentre outros recursos, criar extensões de quadros e fotografias famosas a partir de uma descrição de imagem em linguagem natural.
Nessa mesma toada temos a GFP-GAN, ferramenta que, por meio de IA, preenche lacunas em imagens e adiciona pixels a capturas de baixa qualidade, restaurando imagens e trazendo de volta à vida fotos desgastadas e antigas.
Já para o trabalho de MidJourney, de acordo com uma definição dos seus próprios criadores, é um laboratório de pesquisa independente que produz um software de Inteligência Artificial proprietário e de código aberto, cujo objetivo é criar imagens a partir de descrições textuais – bastante similar ao DALL-E e o Stable Diffusion.
Créditos: TecMasters