A Intel pode ganhar reforços de peso para o lançamento de sua futura linha de placas de vídeo Arc. Isso porque novos rumores sugerem que as gigantes Asus, MSI e Gigabyte podem anunciar GPUs personalizadas baseadas no Alchemist, o primeiro lançamento da linha Intel Arc.
Segundo o portal chinês MyDrivers, essas três empresas estão trabalhando em projetos para as placas de vídeo Intel Arc. A ideia seria desenvolver oportunidades de negócios extras no mercado, mas também “beliscar” uma fatia dos lucros da nova linha de GPUs da Intel.
Os rumores indicam que as colaborações da Asus e da MSI foram praticamente confirmadas. Isso porque a Asus já lançou uma solução personalizada Iris Xe, o que confirma que têm trabalhado conjuntamente com as arquiteturas de GPU Intel Xe.
We’ve painted pixels in the sky with 1,000 Intel drones. Now, that’s a visual experience. What will you create next? https://t.co/FYeygLy6Oh #IntelArc #inteldrones #inteldronelightshows #dronelightshows pic.twitter.com/c0Q4ycNYVS
— Intel Graphics (@IntelGraphics) August 17, 2021
O MyDrivers também afirma que fontes ouvidas confirmam que a MSI foi abordada pela Intel para GPUs baseadas no chip DG2. É incerto se a MSI concordou em participar, mas o portal chinês acredita que a decisão foi acertada. Não houve confirmação sobre uma participação da Gigabyte.
O que não está claro é se as marcas lançariam GPUs personalizadas baseadas no Intel Arc ou se apenas participariam do lançamento do design de referência.
Vale lembrar que, anteriormente, Raja Koduri, executivo da Intel, deu indícios que designs de referência das GPUs Arc teriam sido enviados para outras empresas. A tese é de que Gigabyte, MSI e Asus seriam algumas dessas companhias.
[–quebra–]Intel Arc
Apesar de não ter sido confirmada nenhuma configuração do chip que estará presente nas placas da Intel Arc, rumores indicam que podem apresentar até 512 unidades de execução (EUs), ou 4.096 núcleos. Isso as colocaria próximas da performance alcançada pela RTX 3080.
Acredita-se também que o clock das placas podem ser de até 2,2 GHz, embora ainda não se saiba se isso se refere ao valor padrão ou com boost. Além disso, um outro rumor afirma que a energia térmica de projeto (TDP) pretendida pela marca era entre 225 W e 250 W, mas que isso foi aumentado para 275 W.
Um vídeo revelado anteriormente demonstrou como o Ray Tracing nessas GPUs vai atuar em vários títulos AAA. A companhia também demonstrou sua própria solução de superamostragem de IA interna — um concorrente direto do FidelityFX Super Resolution (FSR), da AMD, e do Deep Learning Super Sampling (DLSS), da Nvidia.
A expectativa é de que os primeiros modelos Alchemist sejam lançados no primeiro trimestre de 2022. Talvez essa seja a “carta na manga” da Intel para entrar de vez no mercado de placas de vídeo e rivalizar com as dominantes do setor Nvidia e AMD.
Fonte: Tech Times
Fonte: KaBuM