Meio Ambiente

Instituto meteorológico aposta em primavera chuvosa

Após sofrer com uma sequência de mais de 60 dias sem chuva, os paulistanos podem apostar suas fichas em uma primavera chuvosa. De acordo com a previsão do Inmet, nos próximos três meses a região Sul e Sudeste devem ter precipitações acima da média.

Após sofrer com uma sequência de mais de 60 dias sem chuva, os paulistanos podem apostar suas fichas em uma primavera chuvosa. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos três meses a região Sul e parte da Sudeste devem ter precipitações acima da média.

A primavera teve início na manhã do último sábado (22) e seguirá até o dia 21 de dezembro, quando começará o verão. “Na primavera, em grande parte do Brasil Central, Região Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia, essa época representa a transição do período seco para o período chuvoso. A temperatura tende a ficar em patamares agradáveis”, explicou a meteorologista Morgana de Almeida, em declaração ao G1.

Durante os dois últimos meses de inverno, os paulistanos figuraram entre os brasileiros que mais sofreram com a falta de chuvas que baixou consideravelmente a umidade do ar e colocou a cidade em estado de alerta por muitas ocasiões.

Em consequência da falta de chuva era possível identificar uma faixa de poluição cobrindo a cidade. Este fator agravou a incidência de doenças pulmonares e levou a Defesa Civil a decretar estado de alerta, para solicitar que a população evitasse realizar atividades ao ar livre e ainda atentar à ingestão de líquidos.

Em outras cidades a baixa precipitação resultou em incêndios florestais, com maiores incidências em Cuiabá e no interior de São Paulo. Na primavera o cenário esperado é mais animador com mais chuvas também na região Norte do país. Com informações do G1.

Redação CicloVivo